Conselho Militar Revolucionário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Membros do Revvoensoviet (Conselho Militar Revolucionário) da União Soviética. Da esquerda para a direita, sentados: Iona Yakir, Alexander Yegorov, Sergey Kamenev, Kliment Vorochilov, Semion Mikhailovich Budionny, M. Lavandovsky. De pé: K. Avkséntievski, Boris Shaposhnikov, Ivan Belov, Ieronim Uborevich.

Conselho Militar Revolucionário (em russo: Революционный Военный Совет, transli. Revolyutsionny Voyenny Sovyet, lit. "Conselho Militar Revolucionário da República"), às vezes chamado de Conselho Revolucionário de Guerra[1] ou Revvoyensoviet (Реввоенсовет), foi a suprema autoridade militar da Rússia Soviética e depois da União Soviética. Foi instituído em 2 de setembro de 1918 por decreto do Comitê Executivo Central de Toda a Rússia (VTsIK),[2] conhecido como o "Decreto Declarando o Campo Militar da República Soviética".

Antes do Revvoyensoviet, as duas principais autoridades militares foram o Supremo Conselho Militar (Высший военный совет, Vysshy voyenny sovyet) e a divisão de operações do Conselho do Comissariado do Povo sobre Guerra e Assuntos da Marinha.

O decreto colocou todas as frentes e organizações militares sob o comando do presidente do Revvoyensoviet, com um comandante em chefe em segundo lugar para o presidente liderar operações estratégicas e militares. O presidente foi nomeado pelo VTsIK para servir como Comissário do Povo (ou narkom) de Guerra e Assuntos da Marinha.

O primeiro presidente do Revvoyensoviet foi Leon Trótski,[3] com o caçador letão Jukums Vācietis como seu comandante em chefe. Vācietis foi substituído em julho de 1919 por Sergei Kamenev que serviu até 1924.

Em 30 de novembro de 1918, o Conselho de Trabalho e Defesa foi criado com o objetivo de mobilizar os recursos do país para a defesa. Dirigido por Lenin, o conselho consistia no primeiro-ministro (Lenin), o presidente do Revvoyensoviet (Trótski), um representante do VTsIK (Josef Stalin) e vários narkoms.

O Revvoyensoviet foi dissolvido sob a União Soviética em 1934.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Pearce, Brian (1918). «Fyodor Raskolnikov's "Tales of Sub-lieutenant Ilyin"». Arquivo Marxista na Internet (em inglês). Consultado em 1 de agosto de 2017 
  2. Reese, Roger R. (2000). The Soviet Military Experience: A History of the Soviet Army, 1917-1991 (em inglês). Londres: Routledge. p. 10. ISBN 0-415-21719-9 
  3. Bradley, John Francis Nejez (1988). The Russian revolution. [S.l.]: Exeter Books. p. 148 
  • Earl F. Ziemke: The Red Army 1918–1941: From Vanguard of World Revolution to US Ally. Frank Cass, Nova Iorque 2004.