Conservatório Carlos Gomes (Campinas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Novo Logo do Conservatório Carlos Gomes
Unidade Nova Campinas (sede)

O Conservatório Carlos Gomes (CCG) é uma tradicional escola de arte localizada em Campinas, interior do Estado de São Paulo. Seu nome homenageia o célebre músico Antônio Carlos Gomes, nascido em Campinas. Foi fundado como uma [[Conservatório (música)|escola de música em 1927 pelo maestro Giovanni Rocella, italiano de nascimento, por Catharina Ziggiatti e pela família Inglese Soares. Seu primeiro diretor foi o professor Miguel Ziggiatti. O reconhecimento oficial por parte do Governo do Estado de São Paulo veio em 1938.

Na década de 1960, sob a direção da musicista, advogada e jornalista Léa Ziggiatti, o CCG adotou uma nova filosofia, buscando a formação de artistas globais por meio da integração entre os vários ramos das artes. em conformidade com as leis de formação profissional instituídas na década de 1970, o Conservatório passou a oferecer cursos técnicos profissionalizantes de música, teatro e dança.

Em honra aos 80 anos da fundação do CCG, a instituição foi agraciada com a Medalha Carlos Gomes, em sessão solene realizada em 23 de novembro de 2007 na Câmara Municipal de Campinas[1].

Com a mudança em 2016 para sede própria, o conservatório agora está instalado no bairro Jardim Santa Cândida, em Campinas, SP.

www.ccg.art.br
Antigo Logo do Conservatório. Cada coreto representa uma modalidade da escola.

Referências

  1. Mello, Rafaela. «"Conservatório Carlos Gomes comemora 80 anos"». Câmara Municipal de Campinas. Consultado em 5 de Maio de 2010. Arquivado do original em 6 de maio de 2008 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Fantinatti, João Marcos (24 de Julho de 2009). Pró-Memória de Campinas-SP: Personagem: Léa Ziggiatti (Léa Maselli Ziggiatti Monteiro). [1]. Acessado em 10 de Agosto de 2009.
  • Histórico do Conservatório Carlos Gomes. [2]. Acessado em 10 de Agosto de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]