Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A cidade de Ponta Grossa acolheu com alegria, na década de 1950, o nascimento de duas das mais importantes instituições de difusão cultural da cidade, atuantes ainda hoje, a Banda Lyra dos Campos (que veio a se chamar posteriormente Banda Escola Lyra dos Campos), fundada e, 1952, e a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa (hoje Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa), fundada em 1954. Ao compositor e maestro Paulino Martins Alves, nascido na cidade de Palmeira em 14 de maio de 1893, pertence o mérito de ser membro fundador e primeiro maestro da ‘Banda Lyra dos Campos’ e da ‘Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa’, instituições estas que estiveram sob sua regência e direção até a ocasião de seu falecimento, no ano de 1973. A “Escola de Música Tenente Paulino Martins Alves” foi criada durante a gestão do prefeito Cyro Martins, pelo decreto-lei 232/72, de 27 de julho de 1972, e tinha por objetivo a formação musical e o aperfeiçoamento dos músicos da Orquestra Sinfônica, bem como de despertar o interesse de novos aprendizes e estimular a produção musical na cidade. No ano de 1992 a escola de música teve seu nome alterado para “Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves”, nome pelo qual é conhecido até hoje. Ao longo de sua história a Escola, depois Conservatório, foi crescendo e ampliando seu rol de cursos ofertados para atender um público mais amplo em suas turmas de musicalização infantil, canto, música de câmara, corais infantil e adulto, etc. Do ano de 2010 a 2014, o Conservatório passou por uma renovação de seu corpo docente e técnico, e reestruturação de suas práticas pedagógicas e administrativas, firmando parceria com a FAUEPG (Fundação de Apoio à Universidade Estadual de Ponta Grossa).

O Conservatório esteve fechado no primeiro semestre de 2015 por motivo de mudança de gestão. Atualmente é gerido pela prefeitura municipal de Ponta Grossa e fundação cultural. O conservatório funcionou de agosto de 2015 a junho de 2017, quando foi novamente paralisado pelo encerramento do contrato dos professores. O conservatório segue sem atividades.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Aulas paralisadas no segundo semestre de 2017:

http://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/paranatv-1edicao/videos/t/edicoes/v/conservatorio-de-ponta-grossa-esta-sem-aulas-desde-agosto/6129676/

O famoso banheiro do conservatório:

http://g1.globo.com/pr/parana/bom-dia-pr/videos/v/banheiro-transparente-da-o-que-falar-em-ponta-grossa/2332443/

Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.