Construct

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Construct
Desenvolvedor Scirra
Lançamento 27 de outubro de 2007
Versão estável 1.2 (Estável) (14 de maio de 2011)
Idioma(s) Inglês
Escrito em C++
Sistema operacional Microsoft Windows
Gênero(s) Motor de jogo
Licença Código aberto (licença GPL)
Estado do desenvolvimento Ativo
Tamanho 14,8 MB aproximadamente
Página oficial Scirra

Construct é um motor de jogo de código aberto criado pelo grupo Scirra, composto por Ashley Gullen e David Clark, que se aproveita do DirectX para criar seus jogos. Ele também usa o Python como linguagem de script para complementar os jogos e sua interface é bem simples e é um programa bem leve.

Construct 2[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o grupo Scirra criou outro programa chamado Construct 2, focado na criação de jogos em HTML5. Porém, o novo Construct tem sua versão paga e colocaram o Construct Clássico nas mãos da comunidade, já que o programa é de código aberto, sob licença GPL.

Interface[editar | editar código-fonte]

Muitos comparam sua interface com a do programa Multimedia Fusion 2, um concorrente criado pela ClickTeam. Ela é realmente bem similar e o modo de criação de jogos também é bastante semelhantes. O Construct utiliza um sistema Drag'n'Drop, assim como o Multimedia Fusion. O sistema de eventos usado no programa lembra também o Multimedia Fusion.

Requerimentos[editar | editar código-fonte]

  • Windows XP/2000/Vista/7
  • Uma placa de vídeo compatível com DirectX 9
  • Para melhores resultados é recomendado uma placa de vídeo com suporte à Pixel Shader.

Código Aberto[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser um programa em código aberto, o programa não pode ser portado para outros sistemas operacionais, como Linux, Mac OS X ou qualquer outro porque ele usa DirectX 9. Ashley, desenvolvedor do programa, até comentou no fórum da Scirra, que eles pretendiam fazer um Construct que usasse OpenGL para rodar em outros sistemas, porém o projeto morreu com a chegada do Construct 2.