Contabilometria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Contabilometria é termo utilizado, pelos contadores, ao método utilizado por estes últimos no tocante ao uso de métodos matemático-estatísticos. Aplica o instrumental quantitativo à análise e solução de problemas gerenciais abordados pelo sistema de informações econômico-financeiras das empresas no cotidiano do mesmo, ajudando assim no processo de planejamento, execução e controle das decisões.

De acordo com Marion e Silva (1986) a contabilometria poderia ser caracterizada, mesmo que a contabilidade não fosse ciência, com o interesse, a viabilidade e a necessidade de realizarmos inferências, principalmente no campo da contabilidade gerencial. A utilização de métodos quantitativos na contabilidade (contabilometria) pode ser exemplificada por Santos, Tenório e Silva (2003), na aplicação da Lei de Newcomb-Benford como medida para análise de dados no campo da auditoria contábil. Avelino Júnior (2003) realizou um estudo de predição contábil, utilizando métodos quantitativos como ferramenta para tomada de decisão ao analisar a correlação entre os custos de manutenção e o número de viagens de uma empresa de transportes de passageiros. A Contabilometria representa a utilização de metodologia científica de Métodos Quantitativos (Matemática, Estatística e Informática) na Contabilidade. Tal uso resultará em criação de cenários contábeis que poderão auxiliar o gestor a tomar decisões.

Ícone de esboço Este artigo sobre contabilidade é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.