Conteste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

No Radioamadorismo a derivação de Conteste vem da palavra inglesa Contest uma competição real com regras e premiação entre os radioamadores regidos regulamentos diferenciados por cada competição que podem ter abrangência local, nacional e internacional.

Na maioria dos Contestes de radioamadores abrange um período de tempo em que as estações operadas por um ou mais radioamadores tentam efetuar o maior número de contatos possíveis dentro deste período, e conforme o regulamento devem procurar países, distancias, localidades ou regiões para multiplicar seus pontos conforme o regulamento da competição.

Os contestes mais conhecidos a nível mundial com a participação de mais de 3 mil radioamadores são o CQWPX , CQWW, ARRL-DX e o WAE, Nacionais temos em HF o CVA Verde e Amarelo promovido pelo Exercito brasileiro, O CQMM, e em VHF AVHFC e o CQRJ

O Conteste na Faixa do cidadão é uma modalidade de confraternização pelos operadores deste serviço com a finalidade de divulgação de determinado evento ou data comemorativa de alguma entidade ou organização, com data de início e término.

Os organizadores elaboram uma cartolina (cartão comemorativo) ou diploma, abordando temas e ilustrações sobre o assunto em pauta que serão distribuídos entre os participantes via correio.

Para divulgação de um conteste, relacionam-se as Estações Chaves da Faixa do Cidadão , numeradas sequencialmente para facilitar a abertura de correspondência e saber de qual estação foi gerada.

A contagem de recebimentos de correspondência é importante para a pontuação dos participantes.

Assim sendo quem mais divulgar, receberá mais respostas, portanto isso definirá os primeiros colocados da competição.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Contestes dos radioamdores Internacionais CQWPX , CQWW, ARRL-DX WAE Nacionais CVA Verde e Amarelo promovido pelo Exercito brasileiro CQMM, AVHFC CQRJ

Ícone de esboço Este artigo sobre Radioamadorismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.