Controle do Nintendo 64

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Controle do Nintendo 64
Controlador de jogo
Controle do Nintendo 64
Fabricante Nintendo
Conectividade Fio
Disponibilidade 23 de junho de 1996
Antecessor Controle do SNES
Sucessor Controle do GameCube


O Controle do Nintendo 64 é o controlador de jogo padrão do console Nintendo 64, foi lançado no Japão em 23 de junho de 1996, contém 10 botões e uma alavanca analógica (chamado de "Control Stick") e uma cruz direcional, com um formato semelhante a um M. Veio inicialmente em 6 cores (cinza, preto, vermelho, verde, amarelo e azul), algumas outras cores foram adicionadas posteriormente.

Características[editar | editar código-fonte]

parte traseira do controle.

O design do controle foi pensado principalmente para a mecânica do jogo Mario 64[1]. De acordo com estudos da Nintendo, como a maioria dos jogos usam dois botões principais, os botões A e B são realçados no controle, sendo de mais fácil acesso.

O controle foi projetado para ser usado em 3 diferentes posições, segurando as mãos externamente o controle fica em um formato mais adequado para jogos em 2D, semelhante ao controle do SNES[2], segurando no centro e na direita fica mais adequado para jogos em 3D, segurando o lado esquerdo e o centro fica mais adequado para jogos de FPS como Goldeneye 007. O controle também inclui 4 botões C, destinados a controle de câmera em jogos 3D.

Alavanca analógica no controle.

O controle foi um dos primeiros a utilizarem a alavanca analógica como principal recurso, para uma melhor interação em ambientes 3D, contudo, alguns consoles anteriores já apresentavam o recurso semelhante como o Atari 5200 (que era um híbrido combinado com joystick) e o Neo Geo CD (híbrido combinado com cruz direcional).

Esse design foi controverso, pois alguns jogos acabavam por usar muitos botões, forçando o jogador a ficar movimentando suas mãos pelo controle, ou utilizar botões para uma função que não tinha sido projetado. Em 1997, a Sony lançou o controlador Dual Analog e o DualShock para o PlayStation que permitia utilizar a cruz direcional e as alavancas analógicas com uma mão, começaram a surgir vários controles feitos por outras empresas que faziam o mesmo no Nintendo 64 como o MakoPad and Hori Mini, a Nintendo só veio a adotar esse formato em seu console sucessor o GameCube.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://pixelatron.com/blog/the-making-of-super-mario-64-full-giles-goddard-interview-ngc/
  2. "Ultra 64 Controller". Electronic Gaming Monthly (Ziff Davis) (78): 77. January 1996.