Controle do orgasmo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Controle do orgasmo (português brasileiro) ou Controlo do orgasmo (português europeu), também referido como debrum, pico, ou surfe,[1] é uma técnica sexual, que pode ser praticada sozinho(a) ou com um(a) parceiro(a), e envolve a manutenção de um elevado nível de excitação sexual por um período de tempo prolongado sem atingir o orgasmo. Quando praticado por homens, o controle do orgasmo permite que o praticante desfrute de estimulação sexual direta, sem esperar pelo período refratário comum após o orgasmo. Quando a decisão é feita para permitir o orgasmo, as sensações físicas podem ser muito maiores e mais agradáveis do que se o orgasmo fosse experimentado convencionalmente. O controle do orgasmo é referenciado como "masturbação lenta" no livro de Alex Comfort The New Joy of Sex (1993)[2] e como "orgasmo maciço estendido" no livro homônimo de Vera e Steve Bodansky de 2000,[1] e é semelhante à técnica da "Borboleta de Vênus" usada no livro One Hour Orgasm (1988) de Leah e Bob Schwartz.

Como o controle do orgasmo prolonga a experiência de sensações sexuais poderosas que ocorrem durante o acúmulo final ao orgasmo, as exigências físicas de ser mantido(a) ou de manter-se neste estado altamente excitado por um tempo prolongado podem induzir um estado de prazer, quase eufórico, e às vezes criam mudanças na consciência percebida de um indivíduo.

O controle do orgasmo pode envolver tanto um(a) parceiro(a) sexual que esteja controlando o orgasmo de outro(a) parceiro(a), quanto uma pessoa que atrase o seu próprio orgasmo durante a atividade sexual com um(a) parceiro(a) ou pela masturbação. Para experimentar o controle do orgasmo, qualquer método de estimulação sexual pode ser usado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Extended Massive Orgasm, Steve and Vera Bodansky, (2000), pp. 91, 92, 94–98, ISBN 0-89793-289-7
  2. The New Joy of Sex, Alex Comfort, (1993), ISBN 1-85732-097-2
Ícone de esboço Este artigo sobre sexo ou sexualidade é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.