Conus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma infocaixa de taxonomiaConus
Conus geographus

Conus geographus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
Ordem: Sorbeoconcha
Superfamília: Conoidea
Família: Conidae
Género: Conus
Linnaeus, 1758
Espécie-tipo
Conus marmoreus
Linnaeus, 1758

Conus é um género de gastrópodes, distribuídos por quase todo o Indo-Pacífico. Possuem um veneno composto de um grande coquetel de toxinas, como as conotoxinas, presentes em seu epitélio-glandular, o qual inocula em um "arpão" contido em uma probóscide. Tímidos, passam o dia todo escondidos em alguma toca ou coral e saem para caçar à noite, usando seu olfato aguçado para localizar presas. Utilizam o arpão venenoso para matar suas presas, os peixes. São frequentes os relatos de morte de humanos, em razão de acidentes com conus.

Uso medicinal do veneno[editar | editar código-fonte]

O veneno do Conus magus, apresenta promessas de prover um aliviador de dor não viciante 1000 vezes mais potente que a morfina.[1]As conchas deste animal possuem uma enorme beleza e na Austrália, algumas pessoas morrem por pegarem este animal, de forma incauta, pois desconhecem os perigos enormes do seu veneno. O Conus está entre os dez animais mais venenosos do mundo.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Existem mais de 500 espécies.

Referências

  1. ANI (2007). «Sea snail venom paves way for potent new painkiller». Compassionate health care network. Consultado em 19 de novembro de 2008