Convenção Anglo-Otomana de 1913

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Convenção Anglo-Otomana de 1913 (29 de julho de 1913) foi um acordo entre a Sublime Porta do Império Otomano e o governo do Reino Unido, que definiu os limites da jurisdição otomana na região do Golfo Pérsico em relação ao Cuaite, Catar, Barém e Xatalárabe. Assinado, mas nunca ratificado, o impacto duradouro do acordo seria a do estatuto do Kuwait; a base tanto para a independência formal como para as fronteiras do moderno Kuwait serem estabelecidas.[carece de fontes?]

Não ratificação[editar | editar código-fonte]

A Convenção Anglo-Otomana foi apenas parte de um processo de negociação mais amplo e as complexidades dos concorrentes interesses comerciais europeus na região impediram sua ratificação. Rússia, França e Alemanha (e mais tarde Itália) também vinham pressionando o governo otomano por concessões ferroviárias. A ratificação seria ainda mais complicada pelo fato de que a maioria das mesmas potências estarem engajadas em negociações bilaterais com o Império Otomano, assim como os britânicos haviam feito com esta Convenção. Além disso, as tentativas de obter concessões petrolíferas a partir do governo otomano foram acrescentadas à complexidade dos acordos comerciais. Finalmente, os otomanos e os britânicos se tornariam inimigos dentro de meses depois da Convenção Anglo-Otomana de 1913, como a eclosão da Primeira Guerra Mundial diminuindo qualquer esperança por uma ratificação.[1]

Referências

  1. Wilkinson, 61, 66, and 96.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Anscombe, Frederick F. The Ottoman Gulf: the creation of Kuwait, Saudi Arabia, and Qatar. New York: Columbia University Press, 1997.
  • Kelly, J.B. Eastern Arabian Frontiers. New York: Frederick A Praeger, 1964.
  • Kelly, J.B. "Sovereignty and Jurisdiction in Eastern Arabia." International Affairs (Royal Institute of International Affairs) 34.4 (1958): 16-24.
  • Hurewitz, J.C., ed. The Middle East and North Africa in World Politics: A Documentary Record. Second Edition. Vols. 1: European Expansion, 1535-1914. New Haven: Yale University Press, 1975: 567-570.
  • Schofield, Richard. Kuwait and Iraq: Historical and Territorial Disputes. London : Chatham House, 1991.
  • Slot, B.J. Mubarak al-Sabah: Founder of Modern Kuwait 1896-1915. Arabian Publishing Ltd,

2005.