Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Silvestres Ameaçadas de Extinção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Convenção de Washington)

Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora - CITES (em português: Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção, ou Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção no Brasil), também conhecida por Convenção de Washington, é um acordo multilateral assinado em Washington DC, Estados Unidos, a 3 de Março de 1973, agrupando um grande número de Estados, tendo como objetivo assegurar que o comércio de animais e plantas selvagens, e de produtos deles derivados, não ponha em risco a sobrevivência das espécies nem constitua um perigo para a manutenção da biodiversidade.

O acordo CITES foi redigido em resultado de uma resolução adotada em 1963 no seio da União Mundial para a Conservação da Natureza (World Conservation Union ou IUCN). O acordo prevê vários níveis de proteção e abrange hoje cerca de 30 000 espécies da fauna e flora selvagens.

Desde que o acordo CITES entrou em vigor no ano de 1975 não houve notificação da extinção devido ao comércio internacional de qualquer das espécies incluídas.[carece de fontes?]

Originalmente, a CITES abordou o esgotamento resultante da demanda por bens de luxo como peles nos países ocidentais, mas com o aumento da riqueza da Ásia, particularmente na China, o foco mudou para os produtos demandados lá, particularmente aqueles usados ​​para bens de luxo, como marfim de elefante ou chifre de rinoceronte. A partir de 2022, a CITES se expandiu para incluir milhares de espécies anteriormente consideradas não dignas de nota e sem risco de extinção, como mantarays ou pangolin.[1]

Referências

  1. Bettina Wassener (12 de março de 2013). «No Species Is Safe From Burgeoning Wildlife Trade». The New York Times. Consultado em 13 de março de 2013. Cópia arquivada em 1 de janeiro de 2022  Verifique o valor de |url-access=limited (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]