Convenção de anime

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Um evento de anime é um termo usado para descrever todo o evento ou encontro onde o foco preliminar é acerca do anime e mangá, sendo com fins comerciais ou como um evento de demais diversões do público jovem. Porém outras persistem em manter o formato apenas anime e mangá, e sofrem críticas de uma parte do público, já que alguns de seus gostos são ignorados. [carece de fontes?]

Existe uma grande variedade de eventos no Brasil e dentre os maiores destaques dá-se aos eventos precursores: Animencontro (Curitiba), e BH Anime 99 (Belo Horizonte), ambos sem fins lucrativos.

Atualmente os maiores eventos do gênero são o Anime Friends [carece de fontes?] e AnimeCon realizados na cidade de São Paulo e o SANA - Super Amostra Nacional de Animes, realizado na cidade de Fortaleza [carece de fontes?].

Em Portugal o principal evento é o Iberanime que se realiza desde 2010 duas vezes por ano: Em Lisboa em Abril e no Porto em Outubro. O Iberanime é organizado pela empresa Manz Produções. Portugal, pela primeira vez, em Outubro de 2013, terá no Porto uma eliminatória do World Cosplay Summit.

Anatomia de uma típica convenção de anime[editar | editar código-fonte]

Abertura do evento[editar | editar código-fonte]

No dia de abertura da convenção alguma atividade inaugural é oferecida para marcar de forma literal ou sibolicamente a abertura para abrir o resto da programação ao público. Este acontecimento geralmente envolve uma prévia das atividades que as pessoas poderão assitir e participar na convenção.

Programação e Atividades[editar | editar código-fonte]

Depende muito do também é bom para relacionamentos foco central da convenção, os objetivos dos organizadores e muitos outros fatores. Algumas mostras tem um objetivo específico como por exemplo a americana Comiket que tem uma única atividade: vender quadrinhos com desconto no hall principal. Listamos aqui algumas atividades.

Painéis[editar | editar código-fonte]

Um painel de uma convenção de anime é geralmente uma discussão aberta que envolve algum assunto ou tópico, relacionado geralmente a um anime(como uma mostra particular), uma publicação de um novo mangá, ou materiais e revistas relacionados a fanzines, cosplay, j-music, e muitos outros.

Workshops[editar | editar código-fonte]

Um workshop (oficina) é um tipo específico de painel com um tipo específico de atividade, onde um convidado conhecido sobre o assunto ministra suas oficinas demonstrando e ensinando às pessoas algumas das suas técnicas

Uma convenção de anime.

Exibições de Vídeo[editar | editar código-fonte]

Exibições em salas específicas com programações de títulos de animes, muitas das vezes legendados por fansubbers.

Campeonatos e Concursos[editar | editar código-fonte]

Algumas atividades que envolvem disputa entre o público ou convidados, onde existem vencedores e premiações.

Algumas dessas sendo concurso de animekê (karaokê), cosplay, videojogos, e muitos outros.

Divulgacional[editar | editar código-fonte]

Espaços onde as companhias e empresas mostram seus produtos para o público, incluindo mangás, anime, bonecos, aparelhos, cds de música, softwares, decorações, brinquedos, comidas especiais, etc...

Wares may include graphic novel manga, anime media, action figures, apparel, music cds, software, decorations, toys, art books, specialty foods, e muitos outros.

Atividades com personalidades[editar | editar código-fonte]

Convidados especiais em uma convenção participam ou até organizam atividades em que estão envolvidos, como o já mencionado Workshop, seções de autógrafo, seção de perguntas, comentários, em performance musical, etc.

Exposição[editar | editar código-fonte]

Seria algo próximo das exposições que acontecem em galerias de arte convencionais.

Exposição de novos talentos[editar | editar código-fonte]

Similar as exposições, e onde se pode ver vários trabalhos de arte expostos. Neste tipo de atividade o artista está presente para mostrar, falar a respeito, ou conseguir subsídios para seus trabalhos artísticos. Nela pode se incluir ofícios, desenhos, livros ou vídeo independentes, fanzines, etc.

Atividades Sociais[editar | editar código-fonte]

Atividades sociais são comuns na parte da tarde com danças, festas, shows, etc.

Shows de artistas e bandas[editar | editar código-fonte]

Bandas e cantores locais e nacionais fazem shows dentro da convenção. Normalmente o repertório apresentado consiste de Anime Songs, Game Songs e covers de bandas de J-Rock.

Encerramento das atividades[editar | editar código-fonte]

Uma atividade de encerramento onde a organização demonstra seus agradecimentos a todos participantes e parceiros, divulga informações acerca de uma futura atividade, etc.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]