Convento da Encarnação (Lisboa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para o convento em Santiago de Compostela, veja Convento das Mercedárias (Santiago de Compostela).
Convento da Encarnação
Tipo igreja, convento, mosteiro, patrimônio cultural
Geografia
Coordenadas 38° 42' 59.195" N 9° 8' 20.728" O
Localidade Pena
Localização Arroios
País Portugal

O Convento da Encarnação, Mosteiro da Encarnação das Comendadeiras de São Bento de Avis ou Recolhimento da Encarnação é um antigo convento localizado no Largo do Convento da Encarnação, freguesia de Arroios, em Lisboa.

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Na altura da sua construção, em 1630, no reinado de Filipe II de Portugal, os terrenos do local pertenciam a D. Aleixo de Meneses. As Comendadeiras da Ordem Militar de São Bento de Avis tinham então esse convento como refúgio. Alguns anos mais tarde, em 1643, na igreja do convento passou a funcionar a Irmandade das Escravas do Santíssimo Sacramento. Em 1734 sofreu um incêndio. O terramoto de 1755 destruiu parte do edifício, e as freiras foram realojadas para o convento de Santo Antão. A recuperação do edifício terminou em 1758 e as freiras regressaram.

Após a extinção das ordens religiosas em 1834, as Comendadoras Honorárias da Ordem de Avis mantiveram-se no local até à Implantação da República a 5 de Outubro de 1910.

Exterior[editar | editar código-fonte]

Na fachada pode ser encontrado o brasão de armas da fundadora, D. Maria, filha de D. Manuel.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, 1.ª ed., Sacavém, Carlos Quintas & Associados – Consultores, 1994, pp. 336–338.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Convento da Encarnação (Lisboa)