Convento de São Francisco (Estômbar)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Convento de Santo António ou de São Francisco do Praxel
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Em vias de classificação (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O Convento de São Francisco, também chamado Convento de Santo António, Convento do Praxel ou Convento do Parchal, localiza-se no lugar do Calvário, na atual freguesia de Estômbar e Parchal, no Distrito de Faro, em Portugal.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Fundado no início do século XVII por Diogo Vieira Boyo, o Convento de São Francisco – também chamado Convento do Praxel – foi doado à Ordem dos Frades Menores, ainda que a sua capacidade fosse restrita a apenas seis frades.

Este convento teve um destaque particular durante o século XVIII pelo facto de ter-se tornado num local privilegiado para sepultamento de algumas personalidades ilustres da região.

O Convento de São Francisco encontra-se em ruínas desde 1755, tendo sobrevivido alguns muros e a igreja, de planta longitudinal, de capela-mor quadrada, com capelas laterais, dispondo, uma destas, de umas escadas de acesso a umas catacumbas de onde se podem observar algumas pinturas murais.

Da estrutura hoje existente, verifica-se a existência de um claustro construído sobre um pátio com cisterna, provavelmente anteriores. Lateralmente existem vestígios do que terá sido um claustro, e arranques de paredes das construções que o envolviam.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Convento de São Francisco / Convento de Santo António / Convento do Praxel / Convento do Parchal». www.monumentos.gov.pt (em inglês). Consultado em 27 de novembro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre o Convento de São Francisco