Convento dos Lóios (Feira)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Convento dos Lóis, Feira.

O Convento dos Lóios localiza-se na freguesia de Feira, cidade e concelho de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, em Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

O convento foi erguido por iniciativa do 3º conde da Feira, D. Manuel Pereira, mas foi o seu filho, o 4º conde da Feira, Diogo Pereira e sua esposa, Ana de Menezes, que assumiram o testemunho de devoção a São João Evangelista.

Data de 1549 a petição ao Capítulo Geral para que se recolhessem as rendas necessárias à fundação do "Colégio dos Cónegos Seculares de São João Evangelista", também referidos como Cónegos Azuis, ou Frades Lóios. Finalmente, em 1560, no "(…) dia de S. João, sexta-feira, ante porta latina", foi colocada a primeira pedra "assistindo toda a gente desta nobre vila", no sítio da ermida dedicada ao Espírito Santo. E passados alguns séculos passsou a ter a função de convento.

O conjunto encontra-se em Vias de Classificação.

Características[editar | editar código-fonte]

O conjunto conventual compreende o edifício do convento, a sul, e a chamada Igreja dos Lóios a norte, orientada de leste para oeste. Ao centro localiza-se o claustro, de planta quadrada, com o chafariz a meio. A fachada oeste é antecedida por uma vasta escadaria de tipo monumental, de duplo arranque. A meio, apresenta um cruzeiro compósito, datado de 1746, e, no lajeado, incrustaram-se campas datadas do século XVI. O plano inferior da escadaria integra um chafariz de tipo seiscentista, de tanque de forma quadrilobada, taças sobrepostas, rematado por uma esfera armilar.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.