Convento dos Lóios (Feira)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Convento dos Lóios (Feira)
Apresentação
Tipo
Ocupante
Museu Convento dos Lóios (d)
Estatuto patrimonial
Monumento de Interesse Público (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O Convento dos Lóios é um antigo edifício conventual localizado na Feira, na atual Freguesia de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo, na cidade e no Município de Santa Maria da Feira, no Distrito de Aveiro, em Portugal.[1]

O Convento dos Lóios, que engloba a Igreja Paroquial de Santa Maria da Feira, ou Igreja de São Nicolau, tem nele instalado atualmente o Museu Convento dos Loios.[2]

O Convento dos Lóios está classificado como Monumento de Interesse Público desde 2012.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O convento foi erguido por iniciativa do 3.º conde da Feira, D. Manuel Pereira, mas foi o seu filho, o 4.º conde da Feira, Diogo Pereira e sua esposa, Ana de Menezes, que assumiram o testemunho de devoção a São João Evangelista.

Data de 1549 a petição ao Capítulo Geral para que se recolhessem as rendas necessárias à fundação do "Colégio dos Cónegos Seculares de São João Evangelista", também referidos como Cónegos Azuis, ou Frades Lóios. Finalmente, em 1560, no "(…) dia de S. João, sexta-feira, ante porta latina", foi colocada a primeira pedra "assistindo toda a gente desta nobre vila", no sítio da ermida dedicada ao Espírito Santo. E passados alguns séculos passou a ter a função de convento.

Características[editar | editar código-fonte]

O conjunto conventual compreende o edifício do convento, a sul, e a chamada Igreja dos Lóios a norte, orientada de leste para oeste. Ao centro localiza-se o claustro, de planta quadrada, com o chafariz a meio. A fachada oeste é imponente revestida a azulejos azuis e brancos seiscentistas, antecedida por uma vasta escadaria nobre de tipo monumental, de duplo arranque. A meio, apresenta um cruzeiro compósito, datado de 1746, e, no lajeado, incrustaram-se campas datadas do século XVI. O plano inferior da escadaria integra um chafariz de tipo seiscentista, de tanque de forma quadrilobada, taças sobrepostas, rematado por uma esfera armilar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Convento dos Lóios (Feira)

Referências

  1. a b «Monumentos». www.monumentos.gov.pt (em inglês). Consultado em 2 de novembro de 2023 
  2. «Museu Convento dos Loios». museuconventodosloios.cm-feira.pt. Consultado em 2 de novembro de 2023 
Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.