Conversor digital-analógico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um DAC (acrónimo para a expressão em língua inglesa Digital - to-Analog Converter), em português conversor digital-analógico, é um circuito eletrônico capaz de converter uma grandeza digital (por exemplo um código binário) em uma grandeza analógica (normalmente uma tensão ou uma corrente).

Na Eletrônica Digital, conversores são circuitos que transformam grandezas analógicas em digitais ou vice-versa. Isto é uma necessidade imposta pela prática. Em muitos casos, há grandezas analógicas que precisam ser convertidas em digitais, como, por exemplo, a saída de tensão de um sensor de temperatura de um termômetro digital. Em outros casos, a operação inversa é usada.

Estudo comparativo[editar | editar código-fonte]

Sinais gerados por circuitos analógicos são muitas vezes processados por circuitos digitais, por exemplo, por um microcontrolador ou por um microcomputador.

Para processar sinais analógicos usando circuitos digitais, deve-se efetuar uma conversão para essa última forma, a digital. Tal conversão é efetuada por um Conversor Analógico-Digital ("A/D converter" ou ADC).

O sinal recebido, depois de digitalizado, é processado e, na maioria das vezes, será utilizado para atuar sobre o circuito analógico que gerou o sinal original ou até mesmo sobre outro circuito.

Por isso, um sinal na forma digital, para ser processado por um bloco funcional analógico, deve ser previamente convertido (ou reconvertido) para a forma analógica equivalente.

Um sistema que aceita uma palavra digital como entrada e traduz ou converte o valor recebido para uma voltagem ou corrente analógicas proporcionais à entrada é chamado de Conversor digital-analógico ("D/A converter" ou DAC).

Quadro comparativo[editar | editar código-fonte]

Bits Limite de cores Frequência Exemplos de aparelhos
10 54 MHz
12 54 MHz Sony NS-575p
12 4,096 cores 108 MHz
12 150 MHz NeoDigits Helios X5000
12 216 MHz Philips BDP9000 (Blu-ray)
12 297 MHz Toshiba HD-XE1
12 216 MHz Samsung BD-P1200 (Blu-ray)
14 16,384 cores 108 MHz Pioneer Elite, Black Finish, DV79AVI
14 216 MHz Marantz DV9600, Sony DVPNS9100ES
16 149 MHz NeuNeo HVD108

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.