Conversor digital-analógico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um DAC (acrónimo para a expressão em língua inglesa Digital-to-Analog Converter), em português conversor digital-analógico, é um circuito eletrônico capaz de converter uma grandeza digital (por exemplo um código binário) em uma grandeza analógica (normalmente uma tensão ou uma corrente). Apesar das inúmeras estruturas para o DAC, para garantir uma melhor adaptação é importante avaliar três parâmetros: a resolução, a precisão e a frequência máxima. Devido à complexidade e a necessidade de equipamentos mais precisos, a maioria dos DACs foram implementadas à circuitos integrados.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

Apesar do mundo real ser quase totalmente analógico, a conversão de sinais analógicos para sinais digitais (realizada por um Conversor Analógico-Digital) é importante pois para o tratamento de dados com o sinal digital se torna muito mais fácil. Geralmente, após esse processamento, o sinal deve ser convertido novamente para analógico para atuar sobre certo sistema (por exemplo um sensor ultrassônico).

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Esses conversores geralmente são usados para captar uma grandeza física convertida por um conversor analógico-digital, para posteriormente fornecer uma tensão ou corrente para o acionamento de algum dispositivo analógica. Algumas de suas aplicações são:

  • Controle, em que a associação de um computador com um DAC pode controlar praticamente qualquer variável física, como a velocidade de um motor ou a temperatura de um forno.
  • Teste automático, no qual se faz uso da automação dos computadores junto a DACs para testar circuitos analógicos.
  • Reconstrução de sinais, que está ligado ao armazenamento, sendo o DAC utilizado para receber sinais digitalizados de um conversor analógico-digital e converter esses dados de volta, um ponto de cada vez. Essa combinação de reconstrução e digitalização é usada, geralmente, em osciloscópios de memória digital, sistemas de áudio com CDs e gravação de áudio e vídeo digitais.

Bibliografias[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.