Corante laser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Close-up de um laser de topo de mesa baseado em rodamina 6G, emitindo em 580 nm (amarelo-alaranjado). O feixe de laser emitido é visível como linhas amarelas fracas. A solução laranja do corante entra a esquerda, e é bombeada por um feixe de 514 nm (azul-esverdeado) de um laser de argônio. O jato de corante está no centro da imagem, atrás da janela amarela.

Um corante laser é uma substância química corante que é capaz de produzir por excitação laser, logo, um laser de corante. É o único tipo de laser em que o meio ativo é líquido. Geralmente é excitado por outros lasers ou lâmpadas tipo flash, podendo alguns trabalhar no modo contínuo (cw), mas a maioria trabalha no modo pulsado.

O corante rodamina 6G, por examplo, pode ser ajustado a partir de 635 nm (vermelho alaranjado) a 560 nm (amarelo esverdeado), e produz pulsos tão curtos como 16 femtossegundos.[1]

Substâncias usadas[editar | editar código-fonte]

Alguns dos corantes usados são rodamina 6G, fluoresceína, cumarina, estilbeno, umbeliferona, tetraceno, verde malaquita. Nas versões caseiras, além dos corantes mencionados eles também funcionam com corantes de alguns marcadores fluorescentes e até alguns tipos de branqueadores óticos usados na lavagem de roupas.

Referências

  1. Dye Laser Principles: With Applications by Frank J. Duarte, Lloyd W. Hillman -- Academic Press 1990 Page 42
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.