Estação Corinthians-Itaquera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Corinthians-Itaquera)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Metrô-SP icon.svg CPTM icon.svg Corinthians–Itaquera
Plataforma de embarque ao Metrô.
Uso atual Estação de Metrô Estação de metrô
Bahn aus Zusatzzeichen 1024-15.svg Estação de trens metropolitanos
Proprietário Bandeira do estado de São Paulo.svg Governo do Estado de São Paulo
Administração Metrô-SP icon.svg Metrô de São Paulo
CBTU Logo2.svg CBTU (1988–1994)
CPTM icon.svg CPTM (1994–atualmente)
Linhas 3red.png Vermelha
11orange.png Coral
Código ITQ
Posição Superfície
Serviços Acesso à deficiente físico Escada rolante Elevador Bicicletário
Informações históricas
Nomes antigos São Miguel
Itaquera
Inauguração 1 de outubro de 1988 (30 anos)
Localização
Coordenadas Gnome-globe.png Estação Corinthians–Itaquera
Localização Avenida Projetada, 1900, Itaquera
Próxima estação
Sentido
Palmeiras–Barra Funda
3red.png Sentido
Corinthians–Itaquera
Artur Alvim -
Corinthians–Itaquera
Sentido Luz 11orange.png Sentido Guaianases/Estudantes
Tatuapé Dom Bosco
Corinthians–Itaquera

A Estação Corinthians–Itaquera ou simplesmente Estação Itaquera é uma estação que faz parte do sistema de trens metropolitanos da CPTM e do Metrô de São Paulo.

A estação Corinthians–Itaquera tem esse nome por se localizar no bairro de Itaquera, em São Paulo (cidade), nas proximidades da Arena Corinthians. Existe, ainda, conexão com o Poupatempo de Itaquera e com o Shopping Metrô Itaquera nas imediações. Está localizado na Avenida Projetada, 1900.

Linha 11 da CPTM[editar | editar código-fonte]

A Estação Corinthians–Itaquera é uma estação ferroviária que atende à Linha 11 da CPTM (em seu trecho denominado "Expresso Leste").

História[editar | editar código-fonte]

A Estação Itaquera foi inaugurada em 1875, com a Estrada de Ferro do Norte. Originalmente era chamada de Estação de São Miguel, pois a vila mais próxima da estação era São Miguel. Em 1890 a Estrada de Ferro do Norte mudou de nome para Estrada de Ferro Central do Brasil. Em 1909, ela mudou de nome para Estação Itaquera. Foram feitas reformas em 1930, 1960 e 1964, quando foi colocada a terceira via. Em 1998 foi feita outra reforma. A estação foi desativada em 27 de maio de 2000, quando foi inaugurado o Expresso Leste. Em 4 de junho de 2004 a estação foi demolida para dar lugar à extensão da Radial Leste.

A atual área estação da CPTM (que corresponde a uma plataforma central) também foi construída pelo Metrô de São Paulo, permanecendo quase 12 anos inutilizada e sendo inaugurada em 27 de maio de 2000 para ser utilizada pelo Expresso Leste.

Tabelas[editar | editar código-fonte]

Sigla Estação Inauguração Integração Plataformas Posição Notas
ITQ Corinthians–Itaquera 27 de maio de 2000 (CPTM) Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, Bilhete Único da SPTrans Laterais Elevada Construída pelo Metrô de São Paulo, com recursos do Governo Federal e do Governo Estadual de São Paulo, em 1988, e reformada/ampliada em 2000.
Precedido por
Tatuapé
Distância: 11.595 metros
Linha 11 da CPTM
Corinthians–Itaquera
Sucedido por
Dom Bosco
Distância: 2.389 metros

Linha 3 do Metrô de São Paulo[editar | editar código-fonte]

Vista da Estação do Metrô e da Passarela de acesso a Arena Corinthians.

A Estação Corinthians–Itaquera foi inaugurada em 1 de Outubro de 1988, sendo esta terminal da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, no sentido Leste. Neste estação também há a ligação com o Pátio de Manutenção da Linha 3-Vermelha, o "Pátio Itaquera", ou "PIT".

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

A estação Corinthians–Itaquera é a única estação onde possui 3 vias operacionais do Metrô de São Paulo. Em horário de pico, a via sentido leste (via 1) serve para recolher trens para o pátio de manutenção Itaquera ou para trens manobrarem 300 metros a frente e voltar logo em seguida pela via 3. A via do centro (via 2) serve para os trens entrarem nela sentido leste e sair sentido oeste da própria estação, a via 2 é conectada com a via 1 e 3 em forma de Y, e a vias 1 e 3 não são conectadas. Em horário de vale, os trens sentido leste entram direto pela via 2 e voltam em sentido contrário dali mesmo. Outro detalhe, a silhueta desta estação inspirou a construção de uma outra estação de Metrô, mas em outra capital. Esta estação "prima" é a Estação Águas Claras, que serve simultaneamente à Linha Verde e à Linha Laranja do Metrô de Brasília. Esta similaridade permite-nos afirmar que: "Águas Claras, Pedra Dura (Itaquera, em tupi-guarani)! Tá na cara, ela a simula!"

Tabelas[editar | editar código-fonte]

Linha Terminais Estações Principais destinos Duração das viagens (min) Intervalo entre trens (min) Funcionamento
3
Vermelha
Palmeiras–Barra Funda ↔ Corinthians–Itaquera 18 Barra Funda, Santa Cecília, República, Sé, Brás, Belém, Tatuapé, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim, Itaquera 32 2 Diariamente, das 4h40 à 0 hora. Aos sábados, até a 1 hora de domingo.
Sigla Estação Inauguração Capacidade Integração Plataformas Posição Notas
ITQ Corinthians–Itaquera 1 de outubro de 1988 (Metrô de São Paulo) 60 mil passageiros hora/pico Linha 11 (Expresso Leste) da CPTM, Bilhete Único da SPTrans Centrais Elevada Estação com estrutura de concreto aparente.
Precedido por
Artur Alvim
Distância: 1.461 metros
Linha 3 do Metrô de São Paulo
Corinthians–Itaquera
Sucedido por
-

Integrações[editar | editar código-fonte]

As estações Corinthians–Itaquera da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo e da Linha 11-Coral da CPTM possuem transferência tarifada entre si, exceto em horários especiais, de segunda a sexta das 10h às 17h e das 20h às 24h, aos sábados das 15h à 01h e aos domingos e feriados a integração gratuita é o dia todo.[1]

Há também a possibilidade de se transferir para o sistema de ônibus da capital paulista, da SPTrans, através do Terminal de Ônibus anexo à estação, utilizando-se o Bilhete Único ou o bilhete de integração Metrô-Ônibus.

Referências