Coritiba Monsters Basketball

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coritiba Monsters
Nome completo Coritiba Monsters Basketball
Ligas Brasil Liga de Desenvolvimento de Basquete
Fundação 2019 (2 anos)
Localização Curitiba, PR, Brasil
Cores Verde e Branco
         

Coritiba Monsters Basketball[1], fundado em 2019 com a parceria da Associação Viver Mais e com o Coritiba Foot Ball Club, surgiu como uma equipe pensada, planejada e estruturada para disputar os principais campeonatos e estar entre os melhores do país nos anos seguintes.

Além de estar no basquete convencional, o projeto mantem uma equipe de Basquete em Cadeira de Rodas que possibilita gratuitamente jovens conhecerem um esporte paralímpico.

Ainda em 2019 o projeto deu apoio a modalidade Handbike categoria h4 dando suporte ao atleta Paulo Cesar Ues que alcançou resultados impressionantes, atualmente o 2º no Raking Nacional do Paraciclismo nesta categoria. [2]

Curiosidade: Apesar da parceria com o Futebol, os projetos são independentes e autônomos, o Coritiba Monsters nasceu com diversas finalidades, uma delas a de resgatar a história do esporte olímpico do Coritiba Foot Ball Club que foi um dos fundadores da Federação Paranaense de Basketball e teve equipes fortes no basquete masculino e feminino. [3]

É filiado à LDB.

História[editar | editar código-fonte]

Pelas parcerias da Associação Viver Mais e Coritiba Foot Ball Club nasceu o Coritiba Monsters, modalidades como o basquete convencional e o basquete em cadeira de rodas.[4]

Disputou três campeonatos no seu primeiro ano, saindo campeã em uma e ganhando o bronze em outra, além da classificação para elite do Campeonato Paranaense. No Paranaense Série Prata, a equipe seguiu invicta até as semifinais, onde foi derrotada pelo PM Cambé. Ficando com o terceiro lugar conquistou a vaga para a elite do Campeonato Paranaense em 2020.

A Sub-19 disputou em Maringá o estadual, sendo campeão invicta.[5] Em sua estréia disputando uma das competições mais importantes a Liga de Desenvolvimento de Basquete terminou em sétimo lugar.

Tem o basquete em cadeira de rodas como um projeto social que incentiva pessoas com deficiência física a conhecerem um esporte.

3º Lugar na Copa Paradesportiva da cidade de Curitiba que ocorreu no ginásio Dirceu Graeser em 2019.

Fatos ano de 2020

O ano iniciou a todo vapor para o projeto Coritiba Monsters que em março disputou o Campeonato Brasileiro U 21 na cidade de Uberlândia/MG no Praia Clube obtendo um bom resultado, ficando em 7º lugar da Competição [1]

Após o mês de março as notícias do covid-19 impactaram em todo projeto que começou a seguir as recomendações da OMS e do governo Brasileiro, a formulação da equipe foi muito prejudicada e a partir deste momento a maior preocupação era a segurança de todos os envolvidos. Foram diversas reuniões com a [2] e com o [3] mais a [4] que decidiram vetar a participação dos projeto em 2020, pois não existia segurança para todos os atletas e comissão técnica do projeto.

O projeto registra essa decisão, ela visa a segurança de todos envolvidos, porém a espera pela vacina continua e o planejamento para 2021 continua sendo realizado com as pretensões de participar dos campeonatos em 2021 da Liga de Desenvolvimento da NBB e o Campeonato Paranaense série ouro!

Fato marcante

O projeto Coritiba Monsters foi escolhido pela [5] para receber o SELO CBB cuida que irá oportunizar recursos de doações via arredondamento de cartões de crédito para as escolinhas sociais do projeto fortalecendo e ajudando no crescimento do projeto guarda chuva que vai além do esporte de rendimento, visa o social e a inclusão da pessoa com deficiência.

Fato Marcante

Depois de 1 ano e 4 meses sem jogar a equipe sub 19 do Coritiba Monsters embarca para o Campeonato Paranaense dia 28 de julho de 2021 que foi realizado na cidade de Ponta Grossa, Paraná, com a participação de 8 equipes do Estado. O Coritiba Monsters era uma equipe que estava desacreditada e sofrendo devido a pandemia, mesmo assim conseguiu se superar e conquistou o título de Vice-Campeão do Estado. Todas equipes estão de parabéns, pois é o retorno da modalidade no estado e cada jogo vale um título.

1 PONTA GROSSA

2 CORITIBA MONSTERS

3 MARECHAL CANDIDO RONDO

4 SOCIEDADE THALIA

Fato Marcante

O projeto Coritiba Monsters será sede da 2ª Etapa da LDB da NBB que acontece nos dias 23 a 28 de agosto de 2021 na praça Oswaldo Cruz, ginásio Dirceu Graeser em formato de bolha devido a Pandemia de covid-19... Será a primeira competição em nível Nacional que Curitiba irá receber, sendo assim um grande teste para saber se é possível mesmo na pandemia realizar eventos desta natureza.

Estados presentes: Rio Grande do Sul e Paraná.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Vice-Campeão sub 19 do Campeonato Paranaense 2021
  • Campeonato Metropolitano: (2019)
  • Campeão Paranaense sub 19: (2019)
  • 3º Lugar no Campeonato Paranaense série prata adulto: (2019)

Referências

  1. https://coritibamonsters.com.br/coritiba-basquete/
  2. «Ranking | CBC - Confederação Brasileira de Ciclismo». cbc.esp.br. Consultado em 15 de junho de 2020 
  3. «Federação Paranaense de Basketball». www.basqueteparana.com.br. Consultado em 15 de junho de 2020 
  4. «Viver Mais». Viver Mais. Consultado em 15 de junho de 2020 
  5. https://www.coritiba.com.br/artigo/36115/coritiba_monsters_conquista_titulo

Ver também[editar | editar código-fonte]