Cormiso da Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cormiso)
Cormiso da Bulgária
do Império Búlgaro
Reinado 753756
Antecessor(a) Sevar
Sucessor(a) Vineque
Morte 756
Dinastia Vokil

Cormiso (em latim: Cormisus; em grego: Κορμισός; romaniz.:Kormisós; em búlgaro: Кормисош; romaniz.:Kormisoš) foi um cã búlgaro do século VIII. A Nominália dos Cãs Búlgaros afirma que ele pertencia ao clã Vokil e governou por 17 anos. De acordo com a cronologia desenvolvida por Moskov, Cormiso teria reinado entre 737 e 754. As demais datam seu reinado no período entre 753 e 756, mas nenhuma delas pode ser reconciliada com a Nominália (ou exigiria a um suposto período de co-governo).

A Nominalia reforça o fato de que a ascensão de Cormiso representa uma mudança de dinastia, mas não esclarece se ela ocorreu de forma violenta.

História[editar | editar código-fonte]

O reinado de Cormiso iniciou um prolongado período de conflito contra o Império Bizantino. O imperador Constantino V Coprônimo começou a fortificar a fronteira e a assentar armênios e sírios na Trácia bizantina. Como resposta, Cormiso exigiu o pagamento de tributos, provavelmente um aumento do que já era pago. Recusado, Cormiso atacou a Trácia e chegou até a Muralha Anastácia, que se estendia por 40 quilômetros à frente de Constantinopla, ligando o Mar Negro e o Mar de Mármara. Constantino marchou com seu exército, derrotou os búlgaros e os pôs em fuga. O conflito foi resolvido com um tratado de paz entre Cormiso e Constantino que provavelmente confirmou o status quo ante bellum[1]. Alguns autores propõem que esta derrota teria provocado um golpe de estado que terminou o governo de Cormiso, mas o seu sucessor, Vineque, pode ter sido da mesma casa real.

A compilação do século XVII dos búlgaros do Volga, Ja'far Tarikh, uma obra cuja autenticidade é disputada, apresenta Korymdjes (Cormiso) como sendo neto do lado materno de Ajjar, um governante desconhecido em outras fontes e que é possivelmente um dos dois nomes danificados na Nominália (o outro seria Cormésio). De acordo com esta mesma obra, Cormiso teria sido escolhido como governante depois da deposição de Sevar e abdicou em prol do filho de sua irmã, Buneque (Vineque).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Cormiso da Bulgária
Nascimento:  ? Morte:  ?
Precedido por:
Sevar
Cã búlgaro
753 (ou 737) –756 (ou 754)
Sucedido por:
Vineque

Referências

  1. Runciman S., A history of the First Bulgarian empire, London, G.Bell & Sons, 1930, pp.37, 289

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Mosko Moskov, Imennik na bălgarskite hanove (novo tălkuvane), Sofia 1988.
  • Jordan Andreev, Ivan Lazarov, Plamen Pavlov, Koj koj e v srednovekovna Bălgarija, Sofia 1999.
  • (fonte primária), Bahshi Iman, Ja'far Tarikh, vol. III, Orenburg 1997.