Corneana

Corneana, cornubianito (em inglês: hornfels) [1][2] é uma rocha que se forma em metamorfismo de contacto, também chamado de metamorfismo térmico.
Esta rocha forma-se, então, da recristalização de rochas já existente. A região das rochas encaixantes que sofrem metamorfismo chama-se de auréola de metamorfismo.
A corneana pode ser classificada como:
- pelítica, quando o material encaixante são rochas ricas em minerais de argila; constituída essencialmente por minerais muito aluminosos, além de feldspatos, quartzos e micas, sendo que os minerais aluminosos constituintes são principalmente a cordierita e a andaluzita, que formam porfiroblastos (cristal mineral de grande tamanho relativo desenvolvido sobre uma matriz de rocha metamórfica de grão fino).
- cálcica, quando o material encaixante é principalmente calcário ou rochas carbonatadas.
Embora, inicialmente, o termo «corneana» tenha sido utilizado para todas as rochas formadas por metamorfismo de contacto de formações argilosas com formações ígneas, atualmente é a designação geral que abrange a maior parte das rochas de metamorfismo de contacto. A sua estrutura é, em geral, granuloblástica, constituída por grãos não orientados e com dimensões idênticas. São, em geral, rochas xistosas.
Referências
- ↑ Glossário Geológico Ilustrado: 'hornfel' e 'cornubianito'
- ↑ FRANCO, Rui Ribeiro. Contribuição ao conhecimento de rochas termometamórficas da Série S. Roque. Boletim nº 189. Mineralogia nº 14; São Paulo: USP, 1958, p. 14.