Saltar para o conteúdo

Corneana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A sample of banded hornfels from Borok quarry in Novosibirsk. Hornfels formed by heating of sandstones and siltstones by the Insskoy series of granite intrusions.
Uma amostra de bandado de corneana da pedreira de Borok em Novosibirsk, na Rússia.

Corneana, cornubianito (em inglês: hornfels) [1][2] é uma rocha que se forma em metamorfismo de contacto, também chamado de metamorfismo térmico.

Esta rocha forma-se, então, da recristalização de rochas já existente. A região das rochas encaixantes que sofrem metamorfismo chama-se de auréola de metamorfismo.

A corneana pode ser classificada como:

  • pelítica, quando o material encaixante são rochas ricas em minerais de argila; constituída essencialmente por minerais muito aluminosos, além de feldspatos, quartzos e micas, sendo que os minerais aluminosos constituintes são principalmente a cordierita e a andaluzita, que formam porfiroblastos (cristal mineral de grande tamanho relativo desenvolvido sobre uma matriz de rocha metamórfica de grão fino).
  • cálcica, quando o material encaixante é principalmente calcário ou rochas carbonatadas.

Embora, inicialmente, o termo «corneana» tenha sido utilizado para todas as rochas formadas por metamorfismo de contacto de formações argilosas com formações ígneas, atualmente é a designação geral que abrange a maior parte das rochas de metamorfismo de contacto. A sua estrutura é, em geral, granuloblástica, constituída por grãos não orientados e com dimensões idênticas. São, em geral, rochas xistosas.

Referências

  1. Glossário Geológico Ilustrado: 'hornfel' e 'cornubianito'
  2. FRANCO, Rui Ribeiro. Contribuição ao conhecimento de rochas termometamórficas da Série S. Roque. Boletim nº 189. Mineralogia nº 14; São Paulo: USP, 1958, p. 14.
Ícone de esboço Este artigo sobre geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.