Corneil e Bernie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Corneil e Bernie
Corneil et Bernie (França)
Corneil & Bernie (Reino Unido)

Corneil e Bernie (PT/BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Género Animação, Comédia, Sátira
Duração Aprox. 12 minutos
Criador(es) Stéphane Frank
Emmanuel Franck
País de origem  França
Idioma original Francês
Produção
Produtor(es) Madstone Theater
Exibição
Emissora de
televisão original
Reino Unido CBBC
França France 3, Canal J e Gulli
Estados Unidos Nicktoons Network
Portugal RTP 2
Brasil Cartoon Network e TV Aparecida
Transmissão original 21 de Fevereiro de 2004 - 19 de Agosto de 2006
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 52

Corneil e Bernie (orginalmente na França, Corneil et Bernie e, no Reino Unido, Corneil and Bernie ou Watch My Chops) é um desenho animado francês produzido pela Millimages e France 3.

É sobre a história de um cão falante e inteligente chamado Corneil que é cuidado por um rapaz meio burro chamado Bernie Barges. Juntos Corneil e Bernie mantém segredo sobre Corneil saber falar de outras pessoas se metendo nas maiores confusões.

Em Portugal a série é exibida pela RTP 2 desde 2009. Na França, ele é exibida pela France 3 e Reino Unido pela BBC. No Brasil, já foi exibida pelo Cartoon Network e também pela TV Aparecida através do programa Clubti de 2011-2012.

Sobre o desenho[editar | editar código-fonte]

A série fala de Corneil, um cão inteligente que sabe ler, escrever e falar sendo muito mais esperto do que a maioria das pessoas. Já que ele é tão inteligente ele sabe que na vida não existe nada melhor do que ser um animal de estimação mimado, e assim ele faz qualquer coisa que puder para manter seus donos a realizar seus desejos. Este plano começa a dar errado quando seus donos contratam o jovem Bernie Barges para ser seu "babá canino" fazendo com que Bernie descobrisse o segredo de Corneil. Embora os dois briguem com frequência eles formam uma amizade inquieta. Corneil encontra-se a usar seus dons para salvar Bernie de vários problemas.

A maioria dos episódios são dirigidos pela relutância de Corneil para esconder seu segredo sobre sua inteligência e capacidade de falar. A única pessoa que sabe é o seu babá Bernie que mora no seu mesmo apartamento. Bernie descobriu sobre habilidades de falar do Corneil por acidente e infelizmente ele é um pouco carente de inteligência e principalmente desprovido de moral. Tudo isso coloca Corneil em uma posição desconfortável e como Bernie muitas vezes toma para si a "ser a voz" de Corneil capitalizando sobre a relutância Corneil de se comunicar e ignorando os pedidos dele.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Corneil - Um cão falante e inteligente com um QI de 250. Sempre tenta ter paz e tranquilidade, porém vive sendo chantageado por Bernie, sua babá. Adora ler, escrever e é capaz de criar cálculos avançados além de construir coisas. Considera Bernie um preguiçoso, bagunceiro e grosseiro e é sempre o responsável por tirá-los de apuros. Sua raça é desconhecida. A principal frase de Corneil é "Não me sacrifica" (Brasil) ou "Lê os meus lábios" (Portugal) sempre dita quando ele quer chamar a atenção de Bernie.
  • Bernie Barges - Um jovem estudante de ensino médio babá de Corneil. Ele mora no mesmo prédio dele e é órfão morando junto de seu tio Rico. Não é muito esperto e está sempre causando problemas, dos quais sempre cabem a Corneil tirá-lo. Ele também é arrogante e muitas vezes sempre tenta chantagear Corneil para ajudá-lo a fazer suas tarefas e lições, o que parece sempre falhar. É preguiçoso, sedentário e parece não ser organizado ao contrário de Corneil.

Secundários[editar | editar código-fonte]

  • John e Beth - São os donos de Corneil. Um casal rico e agradável que cuidam do Corneil como seu filho e frequentemente lhe deixam cuidando com o Bernie. Eles sempre levam visitas ao seu apartamento.
  • Tio Rico - O tio de Bernie. Trabalha como zelador no prédio em que Corneil vive e é age como o tutor de Bernie. Ele nunca terminou o ensino médio, embora que em um dos episódios com a ajuda da Sra. Martin tenha conseguido voltar para concluir os estudos.
  • Romeu - Um colega de escola de Bernie. É atleta e muitas vezes age como rival de Bernie sempre querendo disputá-lo embora que mais pro final os dois se demonstrem amigos.
  • Martha - Outra colega de escola de Bernie. Uma jovem estudiosa sósia do clube de poesia que está sempre contrariando as afirmações de Bernie considerando mentiras.
  • Sra. Martin - A diretora da escola de Bernie. É uma mulher severa que está sempre punindo Bernie lhe dando castigos e deixando depois da aula. Ela tenta melhorar a escola, porém sempre perde esses planos por causa de Bernie.

Recorrentes[editar | editar código-fonte]

  • Julie - Uma colega de escola de Bernie. É do clube de xadrez, e Bernie já demonstrou gostar dela.
  • Sra. Solo - Uma moradora do apartamento de Corneil. É rabugenta e está sempre resmungando com os outros moradores.
  • Primos Herbie e Jenny - Os primos caipiras de Bernie. Moram no interior e possuem hábitos um tanto grosseiros. São parecidos com Bernie.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]