Cornelis Jol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cornelis Jol
Nascimento 1597
Scheveningen
Morte 31 de outubro de 1641 (44 anos)
São Tomé e Príncipe
Ocupação militar
Empregador Companhia Holandesa das Índias Orientais
Causa da morte malária
"Antes da Batalha de Downs" por Reinier Nooms, c. 1639. Cornelis Jol comandou uma esquadra de sete navios nesta batalha naval.

Cornelis Corneliszoon Jol (Scheveningen, Países Baixos, 1597 - São Tomé, 31 de outubro de 1641), apelidado de "Perna de Pau" (em neerlandés: "Houtebeen"), foi um almirante da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (WIC) durante a Guerra dos Oitenta Anos (1568-1648) que as Dezassete Províncias mantiveram com o Império Espanhol.

Foi um dos principaias responsáveis pela ocupação holandesa de Angola.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Tendo perdido uma das pernas na juventude devido a um tiro de canhão, foi um dos primeiros capitães do mar a utilizar uma perna de pau. Serviu na marinha dos Países Baixos até ser contratado pela WIC em 1638. Era visto pelos seus conterrâneos, à época, como uma espécie de herói nacional, pelas vitórias obtidas sobre Portugueses e Espanhóis no Novo Mundo. Este últimos consideravam-no um pirata, e a seu respeito cantavam uma canção que dizia: "Houtebeen é um pirata malvado, que come polvos crus e bebe água do mar". [carece de fontes?]


Ícone de esboço Este artigo sobre um pirata é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.