Coronaviridae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCoronaviridae
Coronaviruses 004 lores.jpg
Classificação viral
Grupo: Grupo IV ((+)ssRNA)
Ordem: Nidovirales
Subfamília e géneros

Coronaviridae é uma família de vírus de ARN monocatenário de sentido positivo e com envoltura. O seu genoma possui um comprimento de 26 a 32 kb. As partículas destes vírus são esféricas e estão tipicamente decoradas com grandes (~20 nm) projeções que saem da sua superfície com a forma de pétala, que são os “peplómeros” ou “espículas”, as quais, nas micrografias de microscópio electrónico, criam uma imagem que se parece com uma coroa solar. Muitos membros desta família são comumente denominados coronavirus.

Virologia[editar | editar código-fonte]

Diagrama da estrutura do virião de coronavirus

As extremidades 5' e 3' do seu genoma possuem um cap 5' e uma cauda poli(A), respectivamente. A envoltura viral, que o virus adquire ao evaginar-se das membranas do retículo endoplasmático e aparato de Golgi, invariavelmente contém duas glicoproteínas específicas do vírus, chamadas S e M. A glicoproteína S constitui as grandes proxecções superficiais, enquanto que a proteína M é uma proteína transmembranar que atravessa três vezes a membrana.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

A família Coronaviridae está dividida em 2 subfamílias, 5 gêneros, 23 subgêneros e algo em torno de 40 espécies[1]:

Referências

  1. «Virus Taxonomy: 2018 Release» (html). International Committee on Taxonomy of Viruses (ICTV) (em inglês). October 2018. Consultado em 24 January 2019  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Coronaviridae
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Coronaviridae