Corrida de resistência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A corrida de resistência é um tipo de corrida que nos leva a aumentar a nossa resistência, sendo executada por longos períodos de tempo utilizando o metabolismo aeróbico. No grupo dos primatas, o ser humano é o único animal que apresenta tal capacidade. Assim, apesar dos homens estarem, filogeneticamente, no grupo dos primatas, em relação a sua aptidão à corrida de resistência, eles podem ser comparados a animais cursoriais, conhecidos como excelentes corredores.

Várias são as diferenças morfofuncionais presentes no corpo dos animais que lhes permitem desenvolver variadas formas de locomoção e habilidades. Considerando, principalmente, as dos primatas e principalmente dos homens é um tema amplamente estudado dada a sua grande diferença em relação à forma apresentada pelos diversos outros mamíferos. O bipedismo é possível devido a alterações morfológicas ocorridas no corpo desses indivíduos que foram ocorrendo ao longo do tempo. Registos fósseis tornam possível o estudo da evolução de tais características. No entanto não se conhece em fósseis muitos dos atributos morfológicos adquiridos, o que faz com que este estudo apresente algumas lacunas em relação a quando e em quais grupos as características apareceram primeiramente.

Para pequenos percursos o mais importante é a velocidade do atleta, pois não exigem muita resistência. Já os longos percursos não requerem principalmente velocidade, pois ninguém aguentaria correr velozmente até o final. Além da velocidade, as corridas longas exigem principalmente resistência.

Assim as corridas de pequeno percurso desenvolvem a velocidade, enquanto as corridas de longo percurso, além da velocidade, desenvolvem a resistência.

Considerando a distância, as corridas dividem-se em:

  • corridas rasas: curta distância (velocidade), que nas competições oficiais vão até os 400 metros;
  • corridas de meio-fundo: (800 metros e 1500 metros);
  • corridas de fundo: longa distância (5000 metros ou mais, chegando até às ultra maratonas de 100 quilometros).

Quando , porém, são combinadas com saltos de barreira, temos a corrida com obstáculos.

Ícone de esboço Este artigo sobre atletismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.