Corte-Real

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Corte Real)
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde abril de 2013). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Estátua de João Vaz Corte Real que se encontra no Museu de Angra do Heroísmo, Convento de São Francisco, ilha Terceira, Açores

Côrte-Real, Corte-Real ou Corte Real é um apelido de família da onomástica da língua portuguesa com origem na família Costa, dado que os primeiros Corte Real foram filhos de D. Vasco Anes da Costa, que foi um Cavaleiro medieval do Reino de Portugal e homem honrado pela Casa Real na localidade de Tavira. Foi contemporâneo do rei D. João I de Portugal.

Origens históricas[editar | editar código-fonte]

Este Vasco Anes da Costa foi pai de:

  1. Vasco Anes Corte Real,[1].
  2. Gil Vaz da Costa,
  3. Afonso Vaz da Costa.

O nome usado pelo primeiro foi transmitido à sua descendência e à do seu irmão Gil Vaz da Costa. Dessa família saíram vários os navegadores que participaram nas descobertas marítimas portuguesas, particularmente João Vaz Corte Real, que, partindo da ilha Terceira, perdeu-se com os seus companheiros na tentativa da descoberta da Terra Nova, actual Canadá.

Brasão de Armas da família Corte Real[editar | editar código-fonte]

As armas usadas por estes Corte reais são as que o rei D. Afonso V de Portugal concedeu a Vasco Anes, com o acrescentamento honroso de um chefe de São Jorge. E são composta por:

De vermelho, seis costas de prata saintes dos flancos do escudo e em duas palas, chefe de prata, uma cruz de vermelho. Timbre: um braço armado de prata e guarnecido de ouro, com uma lança em riste de prata, hasteada de ouro, com uma flãmbula bifurcada de prata e carregada com a cruz do chefe do escudo.

Navegadores[editar | editar código-fonte]

Outras personalidades[editar | editar código-fonte]

Maria Lucia Fonte de Telles Corte-Real - atual condessa Vila Marim e do Março de Canaveses. Personalidade impar de Trás Os Montes. Polemica, em 1998, para o Jornal de Vila Real referiu ' lá bem o fundo eu até simpatizo com os pobres e desfavorecidos'.

Outras[editar | editar código-fonte]

Ao longo dos séculos os Corte-Real foram[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências