Cosworth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cosworth
Fundação 1958
Fundador(es) Mike Costin
Keith Duckworth
Sede  Inglaterra
Página oficial www.cosworth.com
Motor Cosworth DFV V8 em um carro de Fórmula 1 da equipe Ligier de 1979

A Cosworth é uma fabricante inglesa de motores. Famosa por fornecer motores para carros de corrida.

Fundada em 1958 por Mike Costin e Keith Duckworth, o nome surgiu da junção do sobrenome de ambos. A companhia surgiu de maneira independente, porém durante muitos anos teve como maior parceira de desenvolvimento a Ford Motor Company[1] .

Na Fórmula 1 teve 176 vitórias, 13 campeonatos de pilotos e 10 de construtores. Ficou na categoria até 2006, quando forneceu para as equipes: Williams e Toro Rosso, na versão V8, tendo como sua parceira de desenvolvimento a montadora norte-americana Ford. Foi vendida em meados de 2003 para os controladores da Champ Car World Series (ex-CART), mais precisamente Kevin Kalkhoven, o "K" da equipe PKV Racing, Paul Gentilozzi, dono da equipe Rocktesports e Gerald Forsythe, proprietário da equipe Team Forsythe.

Retorno à Fórmula 1[editar | editar código-fonte]

Os motores Cosworth retornaram à Fórmula 1 na temporada de 2010 equipando os carros das equipes: Williams, Lotus, Hispania e Virgin. A re-estreia aconteceu no Grande Prêmio do Bahrain 2010, onde quatro dos oito carros equipados com o motor Cosworth chegaram ao final da corrida.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.