Count Duckula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Count Duckula
O Conde Patrácula (PT)
O Conde Quácula (BR)
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero Comédia
Humor negro
Ficção Cientifica
Duração 25 minutos
Estado Terminada
Criador(es) Brian Cosgrove
Mike Hall
Baseado em Danger Mouse
por Brian Cosgrove e Mark Hall
País de origem Reino Unido Reino Unido
Idioma original inglês
Temporadas 4
Exibição
Emissora original Reino Unido ITV
Brasil SBT
Brasil TV Cultura
Portugal RTP2
Portugal TVI
Portugal SIC
Portugal Canal Panda
Portugal KidsCo
União Europeia Boomerang
Transmissão original 6 de Setembro de 198816 de Fevereiro de 1993
Cronologia
Programas relacionados DangerMouse

Count Duckula é uma série britânica de animação do gêneros comédia e terror britânica, criada pelo estúdio Cosgrove Hall Films como um spin-off de Danger Mouse, uma série em que o personagem Count Duckula era um vilão recorrente. Conde Duckula teve quatro temporadas e ficou no ar entre 6 setembro de 1988 a 16 fevereiro 1993, e foi produzido por Thames Television. No total, foram realizados 65 episódios, cada um com cerca de 22 minutos de duração.Todos foram lançados em DVD no Reino Unido, enquanto apenas a primeira temporada foi lançada na América do Norte.

Em Portugal, na TV de sinal aberto, estreou em 1991, pela RTP2, mais tarde, a TVI exibe-a apenas legendada e depois volta a ser transmitida, agora pela SIC, com uma nova dobragem. Na TV Fechada, o Canal Panda transmitiu a série legendada enquanto que a KidsCo, em 2009, a transmitiu com a versão da SIC. E em 2009, repete em inglês e sem legendas no Boomerang Europa.

Este programa não deve ser confundido com Quackula de 1979 que teve curta duração, que foi produzido pela Filmation e apareceu entre Mighty Mouse e Heckle and Jeckle no seu horário.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O Castelo de Drácula viveu durante muitos anos uma dinastia de malvados patos vampiros. O último descendente é Patrácula (Conde Patrácula), porém, em relação à reencarnação as coisas não correm nada bem quando Igor troca o sangue pelo molho de tomate, e acaba assim por ser feita uma reencarnação de um pato vegetariano que arranja planos para conseguir dinheiro, metendo-se em sarilhos juntamente com os seus aliados Igor e a sua ama.

Dublagem/Dobragem[editar | editar código-fonte]

Personagem  Reino Unido Portugal Portugal
(RTP2[2]/VHS) (SIC/KidsCo)
Count Duckula David Jason Carlos Freixo Peter Michael
Igor Jack May Canto e Castro Mário Redondo
Nanny Brian Trueman Manuel Cavaco TBA
Dr. Von Goosewing Jimmy Hibbert Rui de Sá
Dimitri Brian Trueman Miguel Guilherme
Sviatoslav Jimmy Hibbert José Pedro Gomes
Narrador Barry Clayton António Montez
Elenco Adicional Ruby Wax Luís Mascarenhas
Estúdio TBA Nacional Filmes? Dialectus

Lançamentos em VHS[editar | editar código-fonte]

No Reino Unido, foi lançada uma cassete com alguns episódios do personagem no final dos anos 80. Em Portugal, foram também editadas e lançadas pela Prisvideo algumas cassetes para VHS em 1992 com alguns episódios da série, com a dobragem portuguesa da Nacional Filmes (RTP).

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Apesar de se tratar de um desenho animado infantil, Count Duckula apresentou temas sérios ligados ao humor negro e ao egocentrismo. A série apresentou esqueletos, forcas, sangue e algum terror. Apesar disso tudo, o programa continuou a ser emitido em canais infanto-juvenis até ao final dos anos 2000.
  • Na 2ª dobragem portuguesa de Portugal, pronuncia-se Pátula em vez de Patrácula. Isso porque em Espanha o nome do personagem é pronunciado dessa forma.
  • A personagem já tinha aparecido na série Danger Mouse, mas com uma aparência diferente. Count Duckula reapareceu na nova série de 2015. Nela, ele é um apresentador de TV que entrevista o Danger Mouse e o Penfold.
  • O design é um pouco parecido com a personagem da Disney, Pato Donald.

Referências

  1. Watson, Elena M. (2000). Television horror movie hosts: 68 vampires, mad scientists and other denizens of the late night airwaves examined and interviewed Arquivado em 28 de setembro de 2007, no Wayback Machine.. Jefferson, North Carolina, United States: McFarland & Company. p. 265. ISBN 978-0-7864-0940-2.
  2. «CONDE PATRÁCULA». animeguidept.blogspot.pt (em inglês). Consultado em 24 de março de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.