Courage of Lassie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Courage of Lassie
A Coragem de Lassie (BRA)
 Estados Unidos
1946 •  cor •  92 min 
Género filme de aventura
filme infantil
filme de drama
filme de guerra
Direção Fred M. Wilcox
Roteiro Lionel Houser
Elenco Elizabeth Taylor
Frank Morgan
Selena Royle
Idioma língua inglesa

Courage of Lassie (br A Coragem de Lassie) é um filme estadunidense de 1946 do gênero Aventura, dirigido por Fred McLeod Wilcox para a MGM. O protagonista da história não é Lassie mas um cão chamado Bill (na verdade um collie chamado "Pal" que foi creditado nos letreiros como Lassie), que teria as mesmas qualidades da famosa estrela canina. Desconsiderando-se esse detalhe, foi o terceiro de um total de sete filmes da produtora MGM da série com Lassie. O primeiro filme foi Lassie Come Home e a sequência se chamou Son of Lassie.[1] Filmado em Technicolor.

Courage of Lassie foi o segundo filme de Elizabeth Taylor (que tinha quatorze anos de idade) com "Lassie", pois ela havia aparecido em Lassie Come Home num papel menor.[1] Foi o primeiro sucesso de bilheteria da atriz.[2] George Cleveland, o "velho" que aparece na cena de abertura, se tornaria o astro da série de televisão de 1954 de Lassie.[1]

O filme teve locações em Railroad Creek no Lago Chelan, próximo de Holden Village no Estado americano de Washington.[3]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Um filhote de collie se perde da mãe na floresta e é obrigado a crescer longe dos homens. Entra em contato com vários animais, como um gambá, uma raposa e um cervo e se torna companheiro de um urso e um corvo (que o avisa dos perigos, tais como águias, lince e coiotes). Em suas explorações o cão chega até um lago no qual vivem sitiantes ao redor. É visto pela jovem Kathie Merrick, que o segue e se admira com a amizade que tem com os animais. O collie então é confundido com um animal de caça e é ferido por chumbo disparado pelos irmãos de Kathie. A menina o socorre e com a ajuda do velho senhor MacBain, o cão consegue se restabelecer. Kathie resolve chamá-lo de Bill e junto com MacBain ela consegue fazer com que o cão ajude no pastoreio de ovelhas. O cão sofre um acidente e acaba sendo separado de Kathie. É levado para uma base do Exército onde é treinado para missões de combate. Em seguida, o cão é enviado para a guerra contra os japoneses, acompanhando o seu treinador, o jovem sargento Smitty.

Referências

  1. a b c Collins, Ace. Lassie: a Dog's Life. Penguin Books, 1993.
  2. TV Guide Courage of Lassie
  3. Linda Carlson (2003), Company Towns of the Pacific Northwest, ISBN 9780295983325 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.