Coven

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Coven, conventículo ou conciliábulo é o nome genérico dado a uma agregação ou reunião de bruxos para a realização de rituais religiosos e ritos. Tradicionalmente, ele abriga o máximo de treze pessoas[1].

Margaret Murray afirma que o termo era utilizado para descrever grupos de bruxos na Europa, estando organizados em grupos de treze membros, chamados de covens[2]. Após a popularização do termo na década de 1920, Gerald Gardner o adopta à Wicca[3].

No Neopaganismo[editar | editar código-fonte]

Na Wicca e em outras formas modernas de bruxaria neopagã, como na Stregheria, um coven é uma agrupação ou comunidade de bruxos, similar à uma congregação. É composto por um grupo de fiéis que se reúnem para cerimônias religiosas, tais como a celebração do Sabá.

Na maioria dos covens de Wicca, não existe nenhuma entidade hierárquica. O coven não precisa ser associado a nenhuma fundação "maior" ou líder absoluto, como um grão-pontífice. No entanto, cada tradição tem sua organização própria, com algumas mais piramidais que outras, ou ainda mais ou menos fechadas em relação a novos membros.

Para a religião Wicca, o coven envolve uma união mágica sob o objetivo de louvar a Deusa e o Deus, tendo em comum um juramento de fidelidade à religião e ao grupo.[4][5][6]

Características Gerais do Coven Wiccano[editar | editar código-fonte]

Um coven mantém encontros periódicos para o treinamento, exercícios, troca de experiências, comemoração dos Sabás e Esbás, além de trabalharem juntos em outros rituais. Cada coven tem seu próprio símbolo e nome, suas regras, suas características, seu método de estudo e "carisma mágico próprio". Covens próximos podem trocar influências.

Na Wicca, o líder do coven dá início e pode interromper cada fase dos rituais, ajustando a duração de acordo com o ânimo coletivo. Via de regra, ele é eleito democraticamente, com seu cargo sendo constantemente avaliado. O Sacerdócio, como posição de liderança, nem sempre também é um cargo vitalício.

Um coven wiccano tem como filosofia "Perfeito Amor e Perfeita Confiança", o que simboliza a união dentro do grupo. Para tornar-se membro de um coven, o membro deve primeiro encontrar um coven e ser iniciado, submetendo-se a um ritual de comprometimento. A iniciação é seguida de um longo período de treinamento.

Na Mídia[editar | editar código-fonte]

Na série americana American Horror Story, de Ryan Murphy em sua terceira temporada é focada um coven de bruxas em New Orleans.

Constituíntes do Coven Wiccano[editar | editar código-fonte]

Os covens não possuem graus hierárquicos. Variando de coven para coven, pode existir uma estrutura organizacional, porém todos são vistos como iguais. Normalmente os membros são:

  • - Alta Sacerdotisa - a líder feminina de um coven, normalmente de 3º grau. Ela representa a Deusa.
  • - Alto Sacerdote - o líder masculino de um coven, normalmente de 3º grau. Ele representa o Deus.
  • - Ancião - um membro experiente do coven que tenha sido uma Alta Sacerdotisa ou Alto Sacerdote em seu próprio coven.
  • - Terceiro Grau
  • - Segundo Grau - completou o seu 1º grau e é qualificado para ensinar estudantes do primeiro grau.
  • - Primeiro Grau
  • - Dedicado - aspirante ao primeiro grau que já passou pelos rituais da Wicca.
  • - Neófito - uma pessoa interessada em Wicca mas que ainda não iniciou seus estudos.

Referências

  1. «<italic>The Witch-Cult in Western Europe: a Study in Anthropology</italic>. By <sc>Margaret Alice Murray</sc>. (Oxford: University Press. 1921. Pp. 303. 16s.)». The American Historical Review. 1922-07. ISSN 1937-5239. doi:10.1086/ahr/27.4.780  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. Burr, George L.; Murray, Margaret Alice (1922-07). «The Witch-Cult in Western Europe: A Study in Anthropology». The American Historical Review. 27 (4). 780 páginas. ISSN 0002-8762. doi:10.2307/1837549  Verifique data em: |data= (ajuda)
  3. Gardner, Gerald Brosseau (1939-06). «Witchcraft». Folklore. 50 (2): 188–190. ISSN 0015-587X. doi:10.1080/0015587x.1939.9718166  Verifique data em: |data= (ajuda)
  4. «Significado de Coven». www.dicionarioinformal.com.br. Consultado em 19 de abril de 2018. 
  5. «Significado de Coven». www.dicionarioinformal.com.br. Consultado em 19 de abril de 2018. 
  6. «Conciliábulo». Dicio 

Leitura complementar[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]