Coxilha Rica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Curso d'água na Coxilha Rica

Coxilha Rica é uma região localizada no município brasileiro de Lages.[1] Da área de Lages (o maior município em extensão do estado de Santa Catarina), a Coxilha Rica percorre cerca de 100 quilômetros quadrados[1] de zona rural em um planalto situado a mais de 1.000 m acima do nível do mar. A vegetação predominante é rasteira, de gramíneas, e onde ocorrem remanescentes de floresta encontra-se a araucária. O nome "coxilha" dá-se ao fato da região ser formada por um vasto terreno ondulado.

Considerada a primeira via terrestre de ligação entre o sul do Brasil e o sudeste do Brasil, o Caminho das Tropas, traçada no século XVIII, abrangia a Coxilha Rica.[1] Passavam pela região tropeiros que levavam gado do Rio Grande do Sul a São Paulo (Sorocaba) e sul de Minas Gerais. Os principais rios que por lá correm são o Pelotas, Pelotinhas, Penteado, Lageado Bonito e o Lava-Tudo. O solo da Coxilha Rica é pouco profundo, pedregoso, não muito fértil e coberto de gramíneas que no inverno ressecam com a geada e com o vento minuano.

As propriedades privadas instaladas na Coxilha Rica são principalmente fazendas destinadas à criação de gado que utilizam-se da pastagem natural; portanto, a principal atividade econômica exercida na Coxilha Rica é a pecuária. Há séculos cria-se gado na região, que concentra a maior variedade de raças bovinas de corte do Brasil. Devido a estas fazendas centenárias e à paisagem natural, a Coxilha Rica é uma região propícia ao turismo rural.

Referências

  1. a b c «Coxilha Rica é palco de caminhada de 25 km na Serra catarinense». G1. 16 de maio de 2013. Consultado em 26 de setembro de 2018. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.