Coyoacán

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Coyoacán
Estadio Azteca.
Estadio Azteca.
Brasão de armas de Coyoacán
Brasão de armas
Localização de Coyoacán na Cidade do México
Localização de Coyoacán na Cidade do México
Coordenadas 19° 21' N 99° 09' 42" O
1928
Nomeado por Antiga cidade pré-colombiana homónima.
Sede Jardín Hidalgo No. 1 Col. Villa Coyoacán, C.P. 04000
Administração
 - Chefe distrital Jose Valentin Maldonado Salgado
Área
 - Total 54,12 km²
Altitude 2 240 m (7 349 pés)
População
 - Total 620 416 hab
    • Densidade 11.405 hab hab./km²
Código postal 04000 - 04999
Código INEGI 09003
Sítio http://www.coyoacan.df.gob.mx/

Coyacán é um dos 16 distritos da Cidade do México, situando-se na parte central da cidade. Possui uma população de 620.416 habitantes distribuídos em uma área de 54,4 km² que correspondem à 3,6% do território da capital do país.

O nome vem da língua náuatle, sendo que a combinação dos vocábulos coyō, hua, e cān significa "lugar de coiotes", quando os astecas nomearam uma aldeia pré-hispânica na margem sul do Lago de Texcoco, que foi dominada pelo povo Tepanecas. Contra a dominação asteca, essas pessoas receberam Hernán Cortés e os espanhóis, que usaram a área como sede durante a conquista espanhola do Império Asteca e fizeram dela a primeira capital da Nova Espanha entre 1521 e 1523.

O distrito faz fronteira com Benito Juárez a norte; com Tlalpan e Xochimilco a sul; com Álvaro Obregón a oeste; e com Iztapalapa a leste. A parte mais alta corresponde ao Cerro Zacatépetl, no sudoeste do distrito, onde também se encontra a zona Los Pedregales. Todo o território coyoacanense se encontra urbanizado, mas dentro dele se encontra importantes zonas verdes como a Reserva Ecológica do Pedregal de San Ángel, os Viveros de Coyoacán e a cidade universitária da UNAM, declarada em 2007 como patrimônio da humanidade pela UNESCO.

É uma zona com uma alta concentração de infraestrutura cultural e turística. Dentro dela se encontram as sedes de instituições de ensino do México, como a mencionada UNAM e a Universidade Autónoma Metropolitana (UAM). Inclui recintos como o Museo Nacional de las Intervenciones, o Museo Anahuacalli, o Museo Nacional de la Acuarela, o Museo Casa de León Trotsky, o Museo del Automóvil, o Museo Frida Kahlo, o Museo Universitario de Arte Contemporáneo e o Centro Cultural Universitario.

O centro histórico de Coyoacán é um dos bairros intelectuais e boêmios da capital mexicana. Numerosos personagens públicos nacionais e estrangeiros — artistas, intelectuais e políticos — tiveram sua residência nos bairros do distrito.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Coyoacán


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do México é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.