Crash: Mind Over Mutant

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Crash: Mind Over Mutant
Produtora(s) Radical Entertainment (Wii, Xbox 360 e PlayStation 2)
TOSE (Nintendo DS)
Virtuos (PlayStation Portable)
Editora(s) Activision, Vivendi Games, Sierra Entertainment
Motor Crash of the Titans
Plataforma(s) Xbox 360, PlayStation 3, PlayStation 2, Nintendo DS, Wii, PSP
Série Crash Bandicoot
Data(s) de lançamento Estados Unidos 23 de Outubro de 2008
União Europeia 2 de Novembro de 2008
Austrália 31 de Outubro de 2008
Gênero(s) Aventura, ação e plataforma
Modos de jogo Um jogador, Multijogador

Crash: Mind Over Mutant é o décimo-quarto jogo da série Crash Bandicoot. Foi desenvolvido pela Radical Entertainment para PS2, Xbox 360 e Wii, pela TOSE para DS e pela Virtuos para PSP, publicados pela Activision na América do Norte em 23 de outubro de 2008 e na Europa em 2 de novembro de 2008.

Detalhes[editar | editar código-fonte]

Configuração[editar | editar código-fonte]

O jogo é jogado em um formato de free-roaming raramente visto em jogos anteriores, embora a versão do DS seja tocada como uma batida em 2D como um meio de utilizando o hardware do computador de mão em sua maior capacidade. Os eventos de abertura do jogo acontecem na Ilha Wumpa. A casa de Crash é acessível aqui, e pode ser usada pelo jogador para acessar skins, concepts arts, bios inimigos e cutscenes. Os ambientes circundantes consistem em sociedades habitadas por amistosos Mutantes, incluindo o Ratcicle Kingdom, Wasteland e Junkyard. Outras áreas incluem a Escola Pública da Maldade, com a presença de Nina Cortex, e o Mount Grimly, onde fica Uka Uka. Os eventos finais do jogo acontecem na Space Head, uma estação espacial reciclada de peças de ferro-velho que é operada pelo Dr. Neo Cortex.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Nove personagens que retornaram dos títulos anteriores do Crash estrelam a versão home do Crash Mind over Mutant.

  • O protagonista do jogo, Crash Bandicoot, é um bandicoot que deve derrotar o principal antagonista Doutor Cortex e libertar os Mutantes do controle do novo dispositivo do Cortex.
  • Aku Aku, uma antiga máscara de madeira que pode assumir o controle de Mutantes, controlando suas cabeças.
  • A irmã genial de Crash, Coco Bandicoot , aparece inicialmente como um personagem chefe sob o controle do NV de Cortex e Brio. Posteriormente, ela age como um personagem jogável durante o modo cooperativo das versões do console Wii e Xbox 360; ela é substituída por uma versão do Crash chamada "Carbon Crash" na versão PlayStation 2.
  • Crunch Bandicoot , amigo ciborgue musculoso de Crash, também aparece no jogo como um chefe com lavagem cerebral.
  • O principal antagonista da série, Dr. Neo Cortex, é um cientista maluco que planeja assumir o controle dos habitantes das Ilhas Wumpa, comercializando um celular que controla a mente, o "NV", para eles.
  • O Dr. Nitrus Brio faz uma aparição de retorno como parceiro da Cortex, ajudando-o no desenvolvimento da NV.
  • Uka Uka , o irmão gêmeo maligno de Aku Aku, é a fonte do Mojo maligno necessário para assumir o controle daqueles que usam o dispositivo NV.
  • Nina Cortex , sobrinha de Neo Cortex, também aparece no jogo, tendo sido transferida para a Escola Pública da Maldade por seu tio.
  • N. Gin , o braço direito demente do Cortex, faz uma aparição relativamente menor como personagem de chefe no início do jogo.

Um número de pequenos inimigos de forragem tentam impedir Crash em sua jornada, muitos deles aparecendo no Crash of the Titans anteriormente.

  • Os Ratnicians, que anteriormente trabalhavam para o Dr. Neo Cortex, desde então se tornaram selvagens e vegetarianos, e agora trabalham para N. Gin.
  • As Brat Girls, que anteriormente trabalhavam para Nina Cortex, a traíram e agora dirigem a Escola Pública da Maldade e supervisionam os Ratcicles no Ratcicle Kingdom.
  • The Doom Monkeys fazem um retorno como funcionários da Nitrus Brio no Junkyard.

Dois novos inimigos forrageiros fazem sua estreia no jogo:

  • os Znus, um grupo de criaturas pequenas e verrugas que habitam o Mount Grimly,
  • E os robôs de Slap-E, em forma de mão, que compartilham as memórias e problemas pessoais de Neo Cortex.


História[editar | editar código-fonte]

Mind over Mutant ocorre um ano depois dos eventos de onde Crash of the Titans parou. Os Titãs, livres do controle do Doutor Neo Córtex, espalharam-se pelas Ilhas Wumpa e cultivaram suas próprias sociedades e cidades. Tudo parece bem até que Neo Cortex se junta ao seu antigo parceiro Dr. Nitrus Brio para inventar um assistente digital pessoal, o "NV", que pode controlar as mentes de ambos os mutantes e bandicoots, transmitindo o Mojo maligno, forçosamente sifonado do antigo chefe do Cortex, Uka Uka. Crash e Aku Aku não são afetados pelo dispositivo, mas Coco e Crunch, logo são transformados em uma versão monstruosa de si mesmos que buscam a destruição de Crash.

Depois que Coco é liberada do controle do NV, os Bandicoots aprendem quais são os planos de Cortex acessando seu blog, e decidem ir para a Escola Pública da Maldade, onde Nina foi colocada pelo Cortex. Nina em troca de Crash salvando seu projeto de feira de ciências, informa os heróis da aliança de Cortex e Brio e revela sua localização no Junkyard, onde Brio está reciclando peças para criar uma nova estação espacial, a "Space Head", para Cortex e novos dispositivos NV.

Crash e Aku Aku encontram Crunch e Brio no Junkyard e conseguem libertar Crunch livre do controle da NV. Depois de saber do paradeiro de Uka Uka de Brio, Crash e Aku Aku vão para o Mount Grimly, onde Uka Uka está sendo drenado de todo o seu Mojo.

Depois de ser libertado, Uka Uka informa Crash que seus ossos de voodoo, sua fonte de poder, foram roubados e dados a três dos piores Mutantes da Ilha, e lhes diz para irem buscar os ossos para ele.

Quando os ossos foram recolhidos, Uka Uka usa seu poder restaurado para enviar Crash e Aku Aku para o Space Head e Crash pode decretar a vingança de Uka Uka no Cortex.

Crash se envolve em uma luta contra o Cortex, que usa uma fórmula de mutação roubada do Brio para se fortalecer para a batalha.

Ao perder para o Bandicoot, o córtex lança uma birra, fazendo com que a Space Head caia em direção à Terra. O Cortex, tendo voltado ao normal, faz sua fuga do Space Head em queda livre, enquanto Crash e Aku Aku se preparam para um pouso forçado na Ilha Wumpa. Crash e Aku Aku conseguem sobreviver ao acidente e se reúnem com Coco e Crunch enquanto partes do Space Head chovem do céu. Quando a história termina, Coco diz a Aku Aku que eles não vão ajudar a limpar, para seu desgosto.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Mind over Mutant é um jogo Beat-'em-up em que o jogador controla Crash, cujo principal objetivo é explorar sua casa, Wumpa Island, e os ambientes ao redor para descobrir o mistério por trás do "NV", um assistente digital pessoal criado pelo Cortex. Crash Mind over Mutant é um jogo baseado em missões, ao contrário da estrutura baseada em níveis do Crash of the Titans, com missões dadas por personagens não jogáveis. Personagens com pontos de exclamação (!) Sobre suas cabeças, quando conversados, dão informações importantes que são necessárias para continuar a história.

Espalhados pelos mundos são itens especiais que dão poder ao Crash de uma forma ou de outra. Os cronômetros dourados acionam um nanogame limitado no tempo, que geralmente envolve coletar objetos ou quebrar coisas para ganhar bônus. Tênis vermelhos servem para energizar temporariamente o ataque de chute de Crash e fazer com que ele se mova mais rápido, enquanto o poder de "Quad Damage" pode ser usado pelo Crash para multiplicar temporariamente seu poder de ataque por quatro.

Combate[editar | editar código-fonte]

Crash pode realizar um ataque fraco e forte. Ele também pode bloquear, desviar e rebater ou quebrar a defesa de um inimigo. Quando ele derrota inimigos ou destrói objetos, uma substância mágica conhecida como Mojo é liberada que, quando coletada, permite que as habilidades de Crash sejam aprimoradas.

Enquanto lacaios pequenos requerem apenas um único ataque combo para o Crash derrotar, inimigos maiores, conhecidos como "Titans/Mutantes", exigem mais esforço para derrotar. Cada um dos Mutantes únicos no jogo possui um medidor de estrela que indica quão perto eles estão de serem atordoados. Quando o medidor está cheio, o Titan é suscetível a "atordoar", significando que o Crash pode montar a criatura e controlá-la. Embora controlado pelo jogador, o Mutante possui um movimento similar ao Crash, apesar de alguns Titans serem capazes de disparar projéteis. Além de ter mais saúde, os Mutantes controlados pelo Crash têm um Mutant Meter roxo que, quando cheio, permite que o Mutante desencadeie um poderoso ataque especial. Isso drena totalmente o medidor no processo.

Um novo recurso da série envolve Crash armazenar um Titan no bolso e utilizá-lo quando é mais vantajoso. Quando Crash está montando um Mutante, qualquer Mojo coletado vai para o Mutante. Se o suficiente é coletado, as habilidades do Mutante são atualizadas, em vez de Crash.

Modo Cooperativo[editar | editar código-fonte]

Um jogador usando um segundo controle pode entrar no jogo a qualquer momento. O segundo jogador aparecerá inicialmente como uma máscara flutuando ao redor do Crash. A máscara pode atacar Galinhas usando projéteis mágicos. Ao pressionar um certo botão, o personagem do segundo jogador pode sair e entrar na máscara. Nas versões para Wii e Xbox 360 do jogo, Coco Bandicoot completa o papel do segundo jogador, enquanto uma versão branca do Crash conhecida como "Carbon Crash" assume esse papel na versão de PlayStation 2. Coco não está disponível para jogar até que ela seja derrotada em uma luta de chefe, após o que ela é totalmente jogável (embora o jogador pode optar por continuar com Carbon Crash). Este método de jogo é útil para dominar os inimigos e coletar o Mojo mais rápido.

Paródias e referências[editar | editar código-fonte]

  • Quando você encontrar o primeiro TK no jogo, ele realizará alguns dos movimentos de Michael Jackson, incluindo pedaços da coreografia de Thriller e o moonwalk.
  • Uma frase de um dos personagens do jogo é "Hoje à noite, jantaremos por lá!", parodiando a famosa frase do filme 300, que é "Hoje à noite, jantaremos no Inferno!"
  • O nome da cutscene "Crunch Get" é uma paródia a inúmeros casos de jogos japoneses que chegam à América do Norte com uma tradução muito pobre e com vários termos incorretos. Em particular, essa paródia se refere a versão japonesa de Super Mario Sunshine, onde uma das fases se chama "Shine Get"
  • A transformação do personagem N.Brio em um monstro verde é muito semelhante à transformação do Hulk
  • Os dois últimos vídeos do jogo são uma paródia do Dragon Ball Z

Mutantes[editar | editar código-fonte]

Ratcicle[editar | editar código-fonte]

Esse mutante é a mistura de Rato e Gelo, ele pode criar plataformas de gelo para atravessar de um lado para o outro da água, ele também congela chafarizes de água para pular e pode usar uma prancha de gelo para surfar em águas doces.

Magmadon[editar | editar código-fonte]

Magmadon é a mistura de Tartaruga com Magma, seus golpes são bastante eficientes contra inimigos mais fortes, mas em contrapartida, os golpes são extremamentes lentos. Em casos pegajosos, Magmadon pode virar uma bolinha de Pinball para atacar os inimigos de diferentes ângulos.

TK[editar | editar código-fonte]

TK é a mistura de verme com forças psificas, ele usa suas habilidades para arremessar objetos ou inimigos em alvos distantes, ele também usa sua telecinese para ativar alavancas e plataformas muito longe, pode coletar Mojo distantes com sua eletricidade, usar um ataque que repele qualquer outro ataque e ele pode aterrissar mais devagar no chão graças ao voô.

Scorporilla[editar | editar código-fonte]

Esse é um mutante gigante poderoso, ela é a mistura de Escorpião e Gorila, Scorporilla tem golpes super fortes e rápidos, onde ela usa seus braços (Gorila) e sua cauda (Escorpião), ela também usa sua cauda para destruir pisos ou colocar fogo nos inimigos e ela também pode ficar furiosa e bater no chão, atordoando todos em sua volta.

Rhinoroller[editar | editar código-fonte]

Esse mutante é a mistura de Rinoceronte, Tatu e Tigre, ele usa uma carapaça para rolar, há áreas na qual só ele pode entrar com sua habilidade, ele também pode abrir alavancas que só ele pode abrir, também pode dar impulsos em certas situações, freiar e dar ré.

Spike[editar | editar código-fonte]

Esse mutante é a mistura de Porco Espinho e mais Espinhos, ele usa um combo na qual no final dele, ele "se lança" e usa seus espinhos como escudo, ele também usa uma muralha de espinhos como defesa para atrapalhar inimigos. Em bugs, ele até pode substituir o Ratcicle para criar plataformas de gelo.

Snipe[editar | editar código-fonte]

Esse mutante é a mistura de Coiote com penas de pássaros rosas e azuis, ele usa essas penas flamejantes para acertar alvos e inimigos, ele também pode atirar em todas as direções e atirar em algum inimigo em sequência em câmera lenta.

Sludge[editar | editar código-fonte]

Esse mutante é a mistura de Porco e Gosma, seus golpes envolvem seus braços que esticam e Palmas de mãos gigantes, ele também pode se transformar em uma pequena Gosma para se defender, usa um vômito de gosma mortal para infectar inimigos e pode saltar de sua defesa e socar a cara do inimigo.

Battler[editar | editar código-fonte]

Esse mutante é a mistura de Morcego e vários objetos cortantes, ele usa a parte cortante de suas asas para golpear com um combo bastante rápido, também usa um pequeno voô rasante para planar, usa também um ataque que solta vários minis Furações contra inimigos mais fortes.

Grimly[editar | editar código-fonte]

A mistura de Fantasma, Esqueleto e Propriedades Temporais, ele usa golpes super rápidos infinitos, ele também pode aterrissar rapidamente, e pode desacelerar o tempo para passar em plataformas rápidas, ele também pode usar o tempo e os golpes para fazer um combo muito forte.

Yuktopus[editar | editar código-fonte]

Esse mutante é várias misturas diferentes: Pato, Búfalo, Polvo, Gaita de Folis e Raio Laser, ele usa seu tentáculo para bater em outros inimigos e atordoa-los, sua Gaita de Folis é usada para paralisar os inimigos por um longo período de tempo, e usa o Raio Laser para destruir objetos resistentes.

Stench[editar | editar código-fonte]

Esse mutante é a mistura de Gambá, Urubu e Astronauta, ele usa uma pistola para atirar sem fedor nos inimigos, ele também pode dar uma cabeçada no inimigo muito forte para o combate-lo de perto, ele também pode criar uma cortina de fumaça tóxica para confundir e derrotar seus inimigos.

Crunch[editar | editar código-fonte]

No chefe, Crunch ainda está sendo controlado pelo NV, e precisamos usar um TK para atirar TNTs em Crunch, e depois controla-lo para atirar mísseis em N. Brio.

Cortex[editar | editar código-fonte]

Cortex é o último chefe, na qual ele toma um frasco de vidro com mutação genética, e se torna maior e mais forte, seu esquema é de usar um Grimly para parar o tempo e bate-lo, então parará de girar e começará a nos perseguir, e então precisaremos derrota-lo com qualquer mutante, depois de derrota-lo, podemos o controlar para derrotar todos os inimigos e girar uma grande torre e de lá de cima, pular em um botão gigante.

Mundos Abertos[editar | editar código-fonte]

Wumpa Island/ Ilhas Wumpa[editar | editar código-fonte]

  • Doominator
  • Haunted Tree/ Árvore Assombrada
  • Spiked Grass/ Grama Espetada
  • Wumpa Island Caves/ Cavernas de Wumpa Island
  • Wumpa Island Observatory/ Observatório de Wumpa Island
  • Wumpa Island and Ratcicle Kingdom Divide/ Divisória de Wumpa Island e Ratcicle
  • Spike House/ Casa dos Spikes

Ratcicle Kingdom[editar | editar código-fonte]

  • Fountains/ Chafarizes
  • Ice Bridge/ Ponte de gelo
  • Village/ Vila
  • Descent From Ice Castle/ Descida do Castelo de Gelo
  • Ice Tombs/ Tumbas de Gelo
  • Ice River/ Rio de Gelo
  • Ice Prison/ Prisão de Gelo
  • Hot Springs/ Fontes Termais
  • Frozen Aquarium/ Aquário Congelado
  • Ice Platforms/ Plataformas de Gelo
  • Evil Public School (E.P.S)/ Escola Pública da Maldade (E.Pd.M)

Wasteland[editar | editar código-fonte]

  • Desert Arena/ Arena do Deserto
  • Rhinoroller Lane/ Pista de Rhinoroller
  • Fights Clubs/ Clube de Brigas
  • Rhinoroller Lane 2/ Pista de Rhinoroller 2
  • Wasteland Puzzle/ Quebra cabeça de Wasteland
  • Area of Sands/ Área das Areias
  • Wasteland Caves/ Cavernas de Wasteland
  • Wasteland Secret Caves/ Cavernas Secretas de Wasteland
  • Rhinoroller Village/ Vilarejo dos Rhinorollers
  • Spike House 2/ 2° Casa dos Spike

Junkyard[editar | editar código-fonte]

  • Path in The Dump/ Caminho do Lixão
  • Giants TNT/ TNT Gigantes
  • Inside The Giant Robot/ Dentro do Robô Gigante
  • Sludge Village/ Vila dos Sludge
  • N.Gin Giant Statue/ Estátua Gigante do N.Gin
  • Gosma River/ Rio de Gosma
  • Junkyard and Mount Grimly Partition/ Divisória de Junkyard e Mount Grimly

Mount Grimly[editar | editar código-fonte]

  • Way to Mount Grimly/ Caminho para o Mount Grimly
  • Giant Lava Wheel/Roda Gigante com Lava.
  • Scary Wind/ Ventos Assustadores
  • Crystal Door/ Porta de Cristal
  • Mount Grimly Graveyard/ Cemitério do Mount Grimly
  • Mount Grimly Holes/ Buracos do Mount Grimly
  • Scary Rocks/ Rochedos Assustadores
  • Battlers Lair/ Toca dos Battlers
  • Little Ice Pond/ Pequena Lagoa de Gelo

• 6 Chambers of Mount Grimly

* Time Chamber/ Câmara do Tempo
* Chamber of Shadows/ Câmara das Sombras
* Chamber of Blades/ Câmara das lâminas
* Chambers of Platforms/ Câmara das Plataformas
* Chamber of Fog/ Câmara da Neblina
* Chamber of The Ascent/ Câmara da Subida
  • Mount Grimly Party Place/ Lugar de Festa do Mount Grimly
  • Outside of Mount Grimly/ Lado de fora do Mount Grimly
  • Mount Grimly Teleporters/ teletransporte do Mount Grimly.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento em Crash Mind over Mutant começou imediatamente após a conclusão do Crash of the Titans. A ideia de preservar um titã para uso posterior veio das sessões de testes de jogo de Crash of the Titans, em que os testadores foram encontrados para ser relutante em deixar os titãs para trás depois de uma batalha épica foi vencida. Os fãs da série também foram uma fonte de inspiração para Crash Mind over Mutant, tendo tais desejos como um ambiente de livre circulação, Coco Bandicoot sendo uma personagem jogável e o retorno do personagem Nitrus Brio. O controlo total da câmara foi considerado para o jogo, mas foi rejeitado por razões gráficas e para evitar a inserção de uma visualização de ecrã dividido no modo de cooperação. A jogabilidade online também foi considerada como uma característica no jogo final, mas foi omitida devido ao breve tempo de desenvolvimento. Coco Bandicoot como uma personagem jogável foi omitido da versão PlayStation 2 do jogo devido a suas animações distintas ocupando grande parte da memória do console. A versão para Wii de Mind over Mutant foi criada em primeiro lugar, com os gráficos ampliados para o Xbox 360, e reduzida para o PlayStation 2. Uma versão do game para PlayStation 3 foi inventada, mas foi prontamente desmascarado pela Radical Entertainment como um erro em nome de muitos sites de imprensa.

Houve uma chamada aberta para a fan art do Crash Bandicoot ser apresentada como parte de um concurso. O concurso foi realizado no Kidzworld como parte de uma página de visualização e foi direcionado a fãs com menos de 18 anos. O trabalho de arte selecionado está incluído na versão final do jogo dentro de uma revista em quadrinhos na casa de Crash ou em uma parede da escola com a presença de Nina Cortex. Além disso, os vencedores tiveram seus nomes exibidos nos créditos do jogo e receberam uma cópia gratuita do jogo quando foi lançado.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Crash Bandicoot: Jess Harnell
  • Coco Bandicoot: Debi Derryberry
  • Crunch Bandicoot: Chris Williams
  • Aku-Aku: Greg Eagles 
  • Uka-Uka: John DiMaggio
  • Dr.Neo Cortex: Lex Lang
  • Nina Cortex: Amy Gross
  • Dr.N Gin: Nolan North
  • Dr.N Brio: Maurice LaMarche

Recepção[editar | editar código-fonte]

A maioria das análises da versão para PlayStation 2 de Mind Over Mutant foram positivas. Dakota Grabowski da GameZone achou o jogo "ligeiramente" melhor do que Crash of the Titans, elogiando a melhoria nos controles, e a jogabilidade e o enredo. Porém, disse que a câmera "quase arruina todo o pacote"[1].

A versão para Wii também se saiu bem, embora não tanto quanto a do PlayStation 2. Louis Bedigan da GameZone disse que os jovens "podem se sentir incomodados com a câmera e/ou com os objetivos repetitivos, mas é um Crash divertido, o que não se vê há algum tempo - é um dos melhores clones de Mario do Nintendo Wii". Neal Ronaghan da Nintendo World Report disse que "a história encantadora e humor genuíno" foram "ofuscados pela jogabilidade superficial".

As análises da versão para Xbox 360 foram misturadas. Christopher Ewen da GameZone elogiou o ambiente do jogo, mas o achou muito fácil. Matt Casamassina da IGN disse que o jogo é "exatamente como o antecessor: um jogo de plataforma agradável que satisfaz os jogadores mais jovens, mas não traz muita coisa que os jogadores mais experientes não tenham experimentado antes". Andy Eddy do TeamXbox elogiou a dublagem, mas criticou a jogabilidade. Justin Calvet do GameSpot afirmou que "o jogo tem muitos problemas de câmera para torná-lo recomendável". Official Xbox Magazine disse que "há muito pouco em Mind Over Mutant que faça valer os 50$ ou as quatro horas perdidas ao concluí-lo". Dan Pearson, da Eurogamer criticou a câmera, a queda de quadros por segundo, as missões inúteis e conceitos datados. Andrew Reiner de Game Informer, disse que o jogo "tem queda na taxa de frames por segundo imprevisível, e o jogo é morte certa por falhar no posicionamento da câmera", além de dizer que "é mais um jogo ruim do nosso marsupial preferido".

A versão para Nintendo DS recebeu criticas negativas. Mike David da GameZone disse que "é o primeiro jogo realmente decepcionante da série Crash", enquanto que Neal Ronaghan da Nintendo World Report achou que o jogo "deixa muito a desejar em termos de profundidade e nível de design". Craig Harris da IGN disse que o jogo é "chato, monótono e não faz nada que o jogo anterior fez tão bem no DS ano passado".

Referências

  1. «Análise da GameZone» (em inglês). Consultado em 7 de março de 2010.