Cratera de Vista Alegre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A cratera de Vista Alegre é uma cratera de impacto resultante da colisão de um meteorito com a Terra e que está localizada no distrito de Vista Alegre, município de Coronel Vivida, no estado do Paraná, Brasil.

Esta cratera possui cerca de 9,5 quilômetros de diâmetro, tendo sido formada sobre as rochas vulcânicas de basalto da Formação Serra Geral, na Bacia do Paraná. As temperaturas e pressões extremas geradas em decorrência da colisão levaram à fragmentação das rochas que ali se encontravam, ocasionando a formação de materiais únicos no que diz respeito a estes contextos de crateras de impacto. Entre estes, cita-se a formação de rochas como brechas de impacto polimíticas, além de feições peculiares a estes processos, tais como cones de estilhaçamento (shatter cones), feições planares de deformação e gotas de material fundido (vítreo).

A idade da colisão do corpo celeste com a Terra ainda não pôde ser determinada, porém estima-se com base em relações estratigráficas que tenha ocorrido há menos de 130 milhões de anos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma cratera é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.