Prestação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Crediário)
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.

Prestação ou crediário é o objeto de uma obrigação. É o dar, fazer ou não fazer algo em nome de uma obrigação que se tem frente a outra pessoa, física ou jurídica. Assim, o pagamento de parcelas na aquisição de um bem em um estabelecimento comercial é uma prestação.

Prestação nada mais é do que o pagamento da dívida.

No comércio em geral, o valor das prestações são uma divisão exata do valor total da aquisição acrescidas de juros simples (normalmente para bens de consumo) ou juros compostos (mais comumente para veículos, imóveis e outros negócios com alto número de prestações).

Prestação bancária[editar | editar código-fonte]

A prestação bancária é o pagamento mensal que o cliente faz ao banco decorrente de créditos previamente contraídos. Esta prestação mensal pode tanto ser a uma taxa fixa[1], em que paga uma mensalidade constante ao longo do empréstimo, como pode ser a uma taxa variável que varia de acordo com a taxa Euribor, tal como tiver sido negociado com o banco em questão.[2]Dependendo da modalidade da taxa de juro, há vários elementos que a compõem. A TAEG (Taxa anual de encargos efetiva global) é formada por juros, impostos, comissões bancárias e outros custos incorridos pelo banco.[3]

Por vezes, a acumulação de vários créditos leva ao fenómeno do sobreendividamento. Nestes casos, as prestações tornam-se incomportáveis face ao rendimento singular ou familiar. Para tal surgem duas opções: ou o default bancário ou a contração de um crédito consolidado que funciona como um novo empréstimo que cobre as antigas obrigações mas com um prazo mais alargado ou taxas de juros mais reduzidas.[4]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. root. (2008-03-12). "Fixed-Rate Payment" (em en-US). Investopedia.
  2. «Taxa de juro fixa ou variável». www.todoscontam.pt. Consultado em 2016-12-09. 
  3. «http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/TaxasJuroCambio/TaxasdeJuro/Creditoconsumidores/Paginas/TAEG.aspx». clientebancario.bportugal.pt. Consultado em 2016-12-09.  Ligação externa em |title= (Ajuda)
  4. «ComparaJá.pt». O Que Deve Saber Sobre Crédito Consolidado.