Creme chantili

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Café com chantili

O chantili[1] (do francês chantilly) é um creme feito de creme de leite (nata) fresco, fortemente emulsionado, açucarado, podendo ter também um leve aroma de baunilha. Serve para ser recheio e cobertura de bolos, colocado em cafés, etc.

Antigamente, na época colonial na frança, existia uma espécie de creme originado pelo leite (atualmente o creme de leite). Esse alimento era considerado "nobre" naquela época, mas seu preços não era um dos melhores, então Frets Karl Vatel[2] chefe da casa palacial do chantili, na França de Luis XV, não se sabe se o inventou por intenção ou acaso, mas é certo que o leite daquela região era mais gordo, o que teria facilitado a descoberta, pois é necessário o mínimo de 35% de gordura para se obter o chantili. O mesmo criou um produto de origem vegetal semelhante á esse, mas sua composição permitiu a criação de um produto mais barato, mais resistente ao calor, que não solta soro, não amarela, que possuí uma vida útil muito maior e um ótimo sabor. No início havia certo preconceito ao creme vegetal decorrente do fato das pessoas confundirem este tipo de creme com o glacê produzido com banha ou posteriormente com gordura vegetal, não se colocava leite.

Receitas[editar | editar código-fonte]

Expresso com chantili[3]

A receita original leva açúcar, e por esse motivo o creme adoçado não se chama chantili, mas batido em ponto de chantili. Já a combinação clássica com morango, foi inventada pelo marquês Luis de Cussy, responsável pelo cardápio de morangos de Napoleão Bonaparte. Em 1819, ele criou por ordem do patrão uma sobremesa que deveria lembrar o sangue de seus homens em guerra com a Espanha, e a paz que todos esperavam alcançar. Além de ser consumido puro, sobre frutas frescas de preferência ácidas como morango, laranja, Kiwi, etc, o chantili é ótimo no recheio ou coberturas de tortas e bolos, pudins, sorvetes e bebidas quentes como café e capucinos.

Referências

  1. S.A., Priberam Informática,. «Significado / definição de chantili no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa». www.priberam.pt. Consultado em 26 de janeiro de 2016. 
  2. «História do Chantilly». empratado.com.br. Consultado em 9 de outubro de 2018. 
  3. «História do Chantilly». empratado.com.br. Consultado em 9 de outubro de 2018. 
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.