Crisoprásio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Crisoprásio (Polônia)

Crisoprásio ou crisópraso é a variedade mais valiosa do quartzo cripto/microcristalino (calcedônia)[1], quase inteiramente composto quimicamente de dióxido de silício (SiO2).

O Crisoprásio é considerado uma das pedras preciosas mais valiosas[2], mas hoje, raramente é encontrado. os antigos gregos honravam essa pedra, cujo valor era considerado equivalente ao do ouro. Os gregos acreditavam que essa pedra protegia contra depressão e mau humor. No Egito, o Crisoprásio era utilizado como pedra de proteção, de cura e contra magia negra. Ela foi descoberta na mesopotâmia, usada como dinheiro.

Referências

  1. crisópraso in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-06-24 04:41:27]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/crisópraso
  2. https://www.mindat.org/min-952.html
Ícone de esboço Este artigo sobre um mineral ou mineraloide é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.