Cristóvão de Almada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Cristóvão de Almada (1632 - 9 de agosto de 1713, em Lisboa), neto de um seu homónimo, foi distinto fidalgo do século XVII, gentil-homem da Real câmara de D. Pedro II de Portugal.

Provedor da Casa da Índia, cargo em que sucedeu a seu pai, Rui Fernandes de Almada, tal como a comendadoria de São Miguel de Rio de Moinhos e o senhorio das terras de Carvalhais e das vilas de Ílhavo, Verdemilho, Avelãs, Ferreiros e dos seus padroados. Conselheiro de el-Rei, foi ainda governador e capitão-general de Mazagão, veador da fazenda das casas das rainhas D. Maria Francisca Isabel de Nemours e D. Maria Sofia de Neubourg, da infanta D. Isabel, do príncipe herdeiro D. João e de seus irmãos.

Fidalgo muito cortesão e estimado na corte, versado nas cerimónias e etiquetas do paço, que ninguém entendeu no seu tempo melhor do que ele, de sorte que era arquivo para as dúvidas que ocorriam. Tão estimado de D. João V de Portugal que, na doença de que veio a falecer, com 81 anos de idade, o monarca procurava amiúde informações do seu estado.

Morre com 81 anos e foi enterrado no seu jazigo na freguesia de Santa Catarina de Lisboa.

Casamentos[editar | editar código-fonte]

Primeiro casou com:

Casou 2.a vez com:

  • D. Filipa de Melo, filha de D. Luís de Almada, senhor dos Lagares d´El-Rei e de Pombalinho.

Dos filhos do 2º casamento, D. Inês de Lencastre que casou com D. Vasco Lobo, Barão de Alvito e Conde de Oriola, e sucedeu-lhe na casa e nos morgados sua filha D. Maria Antónia de Almada, que casou com D. Bernardo de Noronha, filho do 2º conde dos Arcos[1], a qual adquiriu em 1696 a quinta da Má-partilha e outras propriedades que mais tarde vinculou, anexando-as ao morgado dos Almadas da Boavista, em Lisboa.

{

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Historia Genealógica da Casa Real Portugueza, por D. Antonio Caetano de Sousa, Tomo XI, Lisboa, ano de 1745, pág.s 147, 148 e 149.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]