Cromo (estampa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cromos de jogadores de basquetebol.

Cromos (conhecidas popularmente no Brasil como figurinhas) são estampas coloridas que podem ser colecionadas, como as da empresa italiana Panini Group.

Normalmente os cromos estão associados ao futebol, mas também abordam muitos outros temas, de cariz didáctico ou de cultura geral (história, geografia, civilizações, fauna, flora, etç), mas actualmente mais virados para o mundo da TV, espectáculos, música e cinema.

A multinacional Panini e a inglesa Merlin, são duas das editoras actuais mais conhecidas a nível internacional dominando o mercado. Em Portugal existe a Vintagedream.

Em Portugal o fenómeno dos cromos e das cadernetas (suporte para os cromos, no Brasil é chamado de álbum) tem ganho adeptos e despoletado interesses de coleccionistas e saudosistas, a que não é alheio o aparecimento de diversos sites na Internet dedicados ao assunto.

Algumas coleções podem ser encontradas em seu formato digital sendo chamadas cromos digitais. São de temáticas variadas, onde os utilizadores podem podem colecionar e fazer as suas trocas online.[1][2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.