Cruz da Jornada Mundial da Juventude

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cruz Peregrina)
A cruz da JMJ junto do Ícone de Nossa Senhora em seu itinerário na Alemanha, em abril de 2004. Na época, o país se preparava para sediar a XX Edição do evento, na cidade de Colônia.

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude (frequentemente abreviada para JMJ), mais conhecida como Cruz Peregrina ou Cruz dos Jovens, é um crucifixo madeira feito para viajar para vários países entre uma e outra edição da JMJ, desde 1984, a pedido do então papa João Paulo II.[1] Ele foi entregue à juventude católica pelo próprio Papa no final do Ano Santo com as palavras: "Levem-na a todo o mundo como um sinal do amor do Senhor Jesus."[2][3]

É também chamada por diferentes nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, e é um dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, junto com o Ícone de Nossa Senhora. O hino da Jornada Mundial da Juventude também é considerado um grande símbolo para cada edição.

História[editar | editar código-fonte]

Inscrição[editar | editar código-fonte]

Junte-se a Cruz da Juventude

A tradução da inscrição na Cruz da Juventude da JMJ é:

Na cruz original, que a partir de 1995 deixou de ser utilizada, devido a seu mau estado de conservação, há uma inscrição um pouco diferente. Além disso, além do italiano, há também o texto em inglês, francês e espanhol.

Itinerário[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]