Cruzando o Limiar da Esperança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Varcare la soglia della speranza
Autor(es) João Paulo II & Vittorio Messori
Idioma Italiano
Editora Arnoldo Mondadori Editore
Lançamento 1994
ISBN ISBN 88-04-53428-1

Cruzando o Limiar da Esperança (em italiano Varcare la soglia della speranza) é um livro-entrevista escrito por João Paulo II e Vittorio Messori, publicado em 1994 pela Editora Ômega e relançado em 1994 pela Arnoldo Mondadori Editore.[1] O livro foi traduzido em 53 línguas.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O livro foi escrito como uma entrevista ao Papa João Paulo II feita por Vittorio Messori.

As perguntas formuladas por Vittorio eram sobre a , o ecumenismo, a nova evangelização e o futuro e modernidade do Evangelho.[2] Outros temas tratados eram sobre os diversos males que assolam o mundo (ex: guerras, carestias, injustiças sociais) e os motivos teológicos para os quais os males e outros acontecimentos acontecem.

História da obra[editar | editar código-fonte]

Em outubro 1993, em ocasião dos 15 anos de pontificado, programaram uma entrevista na televisão feita por Messori ao Papa. Antes da realização da entrevista, num encontro de Messori com o Papa em Castelgandolfo, Messori disse ao Papa: "Santo Padre, precisamos de um papa, de um mestre que nos guie, não de um opinionista. Esta não é a crise da Igreja. É a crise da fé: ninguem crê mais". O Papa bateu o punho na mesa e respondeu: "Não concordo com o senhor!"[3]

A entrevista na televisão acabou por ser cancelada por causa dos inúmeros compromissos do papa para o 15° aniversário da sua eleição, mas o Papa ficou interessado no projeto e alguns meses depois o Papa respondeu por escrito a todas as perguntas anteriormente formuladas e preparadas por Messori para a entrevista. Messori decidiu, com o acordo do Papa, publicar esta entrevista escrita em livro.

Referências

  1. ibs Ficha do livro
  2. Informações da biografia de Messori
  3. Entrevista de Stefano Lorenzetto à Rosanna Brichetti, Il Giornale, 27 de maio 2007
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.