Cryptocercus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCryptocercus
Cryptocercus garciai
Cryptocercus garciai
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Blattaria
Família: Cryptocercidae
Género: Cryptocercus
Espécies
Cryptocercus clevelandi

Cryptocercus darwini
Cryptocercus garciai
Cryptocercus primarius
Cryptocercus punctulatus
Cryptocercus relictus
Cryptocercus wrighti

Cryptocercus é um género de insectos da família Cryptocercidae, da qual é o único membro. As espécies são conhecidas como baratas-da-madeira. Vivem em e alimentam-se da madeira de troncos de árvores das florestas da América do Norte e Ásia.

Este género é notável por partilhar numerosas características com as térmitas e vários estudos filogenéticos indicaram que as térmites evoluíram a partir de um ancestral comum com o Cryptocercus[1].

Apesar de ainda não haja uma forma definitiva para a árvore genealógica destes insectos, há a tendência de agrupar as baratas, as térmites e os louva-a-deus num clade chamado Dictyoptera, por vezes considerado superordem.

Referências

  1. Lo, N., G. Tokuda, H. Watanabe, H. Rose, M. Slaytor, K. Maekawa, C. Bandi, and H. Noda. 2000. Evidence from multiple gene sequences indicates that termites evolved from wood-feeding cockroaches. Current Biology 10(13):801-804
Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.