Cuatro (instrumento musical)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O cuatro é um instrumento da família da guitarra (no Brasil, Violão). Se utiliza em toda América Latina, mas adquire um papel relevante nos grupos musicais de países como Porto Rico, Colombia e Venezuela, onde ele faz parte do folclore e acompanha as danças e canções populares.

Cuatro Venezuelano[editar | editar código-fonte]

O cuatro da Venezuela tem quatro cordas individuais de nylon, sintonizado(A4, D5, F#5, B4) ou (A3, D4, F#4, B3). É semelhante em forma e sintonia com o ukulele, mas seu caráter e técnica de execução são muito diferentes. Ele é ajustado de uma forma semelhante à afinação tradicional D do ukulele, mas o B é uma oitava inferior. Por conseguinte, o mesmo dedos pode ser usado para moldar os acordes, mas produz uma transposição diferente de cada corda. Existem variações sobre este instrumento, tendo cinco cordas ou seis cordas.

Geralmente é interpretado por dedilhar as cordas com a mão direita e fazer os acordes com a mão esquerda. A afinação padrão não permite muitas saídas deste regime, por isso às vezes é necessário mudar o tom para alcançar novas possibilidades melódicas, como no caso do Cuatro solista.

Em 2013, o Cuatro foi declarado como Patrimônio Cultural da Venezuela ao ser considerado "como um elemento de integração das expressões, manifestações culturais e musicais que identificam a República Bolivariana da Venezuela e representam a nossa identidade cultural por seu amplo uso e aceitação na coletividade"[1].


Referências

  1. «El cuatro es declarado Bien Cultural de la Nación» (em espanhol). Dinero. 11 de abril de 2013. Consultado em 1 de janeiro de 2016