Cuba: uma Nova História

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cuba - Uma nova história)

Cuba: uma nova história (no original em inglês: Cuba: A New History) é um livro sobre a história de Cuba, escrito pelo historiador britânico, Richard Gott.

Resenha[editar | editar código-fonte]

Fidel Castro e a Revolução Cubana não podem ser entendidos fora do contexto histórico da ilha, pois são parte de um processo contínuo de luta pela formação da identidade nacional daquele povo caribenho.

Esta é a mensagem essencial desse livro escrito pelo jornalista e historiador britânico, Richard Gott, pesquisador honorário do Instituto para o Estudo das Américas da Universidade de Londres, e um estudioso dos movimentos revolucionários latino-americanos.

A obra traça um panorama abrangente e profundo da ilha de Castro, narrando os massacres cometidos pelos espanhóis contra os nativos da terra, os movimentos pela independência, especialmente o liderado por José Martí, e a guerra entre Estados Unidos e Espanha (1898), pelo domínio da ilha, sem esquecer a ignominiosa "Emenda Platt",

Ao tratar da Revolução comandada por Fidel, Gott foge à armadilha dos extremos, enunciando uma perspectiva (européia) diferente da visão comum norte-americana, marcada pelo sectarismo de natureza ideológica. Com esse cuidado, ele analisa a aproximação de Havana com Moscou e a perigosa Crise dos Mísseis, chegando até os tempos pós-União Soviética.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Gott, Richard. Cuba: uma nova história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.