Cuidado con el ángel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cuidado con el ángel
Cuidado com o Anjo (BR)
Logotipo criado pelo SBT
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Romance
Duração 45 minutos (aproximadamente)
Criador(es) Delia Fiallo
(obra original)
Carlos Romero
(adaptação)
País de origem  México
Idioma original (Espanhol)
Produção
Diretor(es) Víctor M. Foulloux
Víctor Rodríguez
Produtor(es) Nathalie Lartilleux
Elenco Maite Perroni
William Levy
Ana Patricia Rojo
Rocío Banquells
Ricardo Blume
Helena Rojo
Tema de abertura "Solo Tú", La Nueva Banda Timbiriche e Gaby
Tema de encerramento "Solo Tú", La Nueva Banda Timbiriche e Gaby
Exibição
Emissora de televisão original México Canal de las Estrellas
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 9 de junho de 20086 de março de 2009
N.º de episódios México 194
Cronologia
Programas relacionados Una muchacha llamada Milagros
Cuidado con el ángel (1959)

Cuidado con el ángel (no Brasil, Cuidado com o anjo) é uma telenovela mexicana produzida por Nathalie Lartilleux para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas de 9 de junho de 2008 a 6 de março de 2009 em 194 capítulos, substituindo Al diablo con los guapos e sendo substituída por Atrévete a soñar.[1] .

É um remake das novelas Una muchacha llamada Milagros e Marta y Javier produzidas em 1977 e 1983, respectivamente.

Foi protagonizada por Maite Perroni[2] e William Levy, com atuações estrelares de Helena Rojo, Ricardo Blume e Evita Muñoz, e antagonizada por Ana Patrícia Rojo, Rocío Banquells, Nailea Norvind, Laura Zapata, Arturo Carmona, Michelle Vieth e Maya Mishalska .[3]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Quando Malú (Maite Perroni) nasceu, sua mãe, acreditando estar a beira da morte, a entregou a um sacerdote que a levou a um orfanato. Aos 14 anos, Malu foge de lá e começa a caminhar por todas as partes, ganhando a vida como pode. Passam os anos e um dia é atacada por um bêbado, o que a faz sentir rancor pelos homens e sofrer pesadelos que a desesperam.

Candelaria ( Evita Muñoz), uma lavadeira, lhe dá abrigo e se transforma em uma mãe pra ela. Malú trabalha no que pode para ajudar Candelaria. Um dia se mete em uma confusão na qual vai parar numa delegacia, onde é julgada por seu próprio pai (ambos sem saber de sua relação), e defendida por João Miguel São Romão (William Levy), um psicanalista.

Para que a menina não vá para cadeia, Juan Miguel se responsabiliza por ela e a leva para viver em sua casa. Juan Miguel fica viúvo e sua sogra faz a vida de Malu impossível. Para evitar problemas, Juan Miguel a leva para viver na casa do juiz Patricio Velarde ( Ricardo Blume) e sua esposa Cecilia ( Helena Rojo) (os verdadeiros pais da Malú), que acabam recebendo também Estefânia (Ana Patrícia Rojo), uma jovem astuta que chegou se fazendo passar pela filha que abandonaram.

Juan Miguel e Malú se apaixonam e se casam. Mas no dia seguinte da noite de bodas, ela descobre um grande segredo do passado do Juan Miguel, que a faz desprezá-lo, se afastar e não querer mais saber dele. Quando percebe que está grávida, Malu se nega a dizer a ele e foge para província com Candelaria, indo parar na fazenda de Leopardo ( René Strickler), que lhe dá asilo e se apaixona por ela. Malú da a luz e Leopardo está disposto a se casar com ela e reconhecer seu filho, mas ela diz a ele que está casada e o afeto que sente por ele é só amizade. Leopardo não se rende e começa a ganhar o amor de Malú. Mais tarde, ele descobre que o marido de Malu é João Miguel, um velho conhecido que já foi seu companheiro de estudos. Os dois homens lutam pelo amor de Malu mas, pra ela, a decisão não será fácil.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Maite Perroni Maria de Jesus Velarde São Romão "Malú"/Alessandra Robles/Lírio
William Levy João Miguel São Romão /Pablo Cisneros
Helena Rojo Cecília Santos de Velarde
Ricardo Blume Patrício Velarde
Ana Patricia Rojo Estefânia Rocha
Rocío Banquells Isabela Rocha
Laura Zapata Ofélia Montenegro Mayer
Michelle Vieth Ana Julia Villasenor
Maya Mishalska Branca Silva Castro/Ivette Dórleac
Nailea Norvind Viviana Mayer Montenegro de São Romão
René Strickler Omar Contreras "Leopardo"
Jorge de Silva Eduardo Garibaldy
Arturo Carmona Amador Robles
Sherlyn González Rosa São Romão
Victor Noriega Daniel Velarde
Evita Muñoz Candelária Martínez / Lala
Miguel Córcega* Pe. Anselmo Vidal
Héctor Gómez
Beatriz Aguirre Mariana
Saraí Meza Maria Antonieta "Tininha" São Romão
Óscar Traven Francisco Maldonado
África Zavala Elza Maldonado São Romão
Abraham Ramos Adriano Gonçalves
Georgina Salgado Bruna Camacho "Bruninha"
Francisco Rubio Rafael
Renata Flores Martírio
Rodrigo Mejía Nelson Cunha
Ana Isabel Corral Beatriz de Garibaldy
Jesús Moré Vicente
Mauricio Mejía Israel Pérez
Katerine Kellerman Becky
Sara Montes Balbina
Aurora Clavel Firmina
Rebeca Manríquez Olga
Rafael del Villar Tomás
Diana Golden Mercedes
Amparo Garrido Clemência
Marina Marín Micaela Vidal
Mario Casillas Dr. Lozada
María Dolores Oliva Coralia
Justo Martínez Cosme
Maricarmen Vela Mimí
Juan Ángel Esparza Reinaldo
Teo Tapia Dr. Durand
Luis Caballero Gabriel
María Morena Esther
Milia Nader Obdulia
Marius Biegai Fentanes
Vania Pardo Dora
Maite Embil Letícia de Lizárraga
Archie Lanfranco Gustavo Lizárraga
Carlos Cámara Jr Delegado Camargo
Adrián Martiñón Piranha
Eduardo Rivera Doutor da Cruz Vermelha
Mauricio Aspe Raúl Soto
Delia Casanova Sra. Márgara Riquelme
Juan Peláez Rodolfo Horta
Edgardo Eliezer Burny
María Levy Lucia
Patricio Borghetti Pato
Alejandro Ruiz Juiz Villar
José Carlos Ruiz André
Jéssica Jurado Monica Contreras
Ramón Cabrer Ramon
  • O ator Miguel Córcega que vivia o Padre Anselmo ficou doente durante a novela e foi substituído por Héctor Gómez. Morreu no dia 29 de setembro de 2008.

Características dos Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Malú (Maite Perroni) - É uma jovem doce e de bom coração. Filha legítima de Cecília e Patrício Velarde, foi abandonada pela mãe. Por isso se tornou orfã, mas é encontrada pela lavadeira chamada Candelária, que a trata como uma filha. Patrício achava que Malú era uma criminosa. Mas com o passar do tempo, o juíz descobre que ela é sua filha e o coração dele amolece.
  • João Miguel (William Levy) - É um jovem bondoso e cheio de sonhos. Casado com Viviana e pai da pequena Tininha, perdeu a sua esposa no meio da trama, assassinada pela desequilibrada Branca. A vida desse jovem médico muda quando conhece Malú, se casa e tem um filho com ela. Mas Malú se divorcia dele no começo, e os dois refazem suas vidas no final da trama.
  • Cecília (Helena Rojo) - É uma mulher decidida e bondosa. Mãe legítima de Malú, ela abandonou a filha quando criança, mas não abriu mão de procurá-la.
  • Patrício (Ricardo Blume) - É um homem prepotente e de coração duro. É juíz de direito, pai verdadeiro de Malú. Sem saber que Malú é sua filha, ele acha que a mesma é uma criminosa. Mas com o passar do tempo, ele descobre que Malú é a sua verdadeira filha.
  • Estefânia (Ana Patrícia Rojo) - É uma mulher maldosa e de sangue frio. É sobrinha de Isabela e filha impostora do Casal Velarde. No meio da trama, a megera é internada em um manicômio.
  • Isabela (Rocío Banquells) - Tia de Estefânia. Mentirosa e enganadora. Fez Cecília cair na armadilha dizendo que Estefânia é a verdadeira filha dela.
  • Ofélia (Laura Zapata) - Sogra de João Miguel. No começo da trama, ela era impiedosa e fútil, desprezava Malú sem dó nem piedade. Mas no meio da trama, Ofélia se torna mais bondosa e aliada a pessoas boas.
  • Rosa (Sherlyn González) - Irmã mais nova de João Miguel. É uma jovem doce e meiga. Se casa com Vicente, mas devido às traições e aos adultérios do marido, Rosa se separa dele e conhece Daniel Velarde, primo de Malú, e começa a se apaixonar por ele.
  • Amador (Arturo Carmona) - É um homem maldosíssimo e destemido. Ele é aliado de Ana Júlia nas suas maldades. Foi capaz de abandonar seu próprio filho em uma lata de lixo. No final da trama, Amador é preso.
  • Ana Júlia (Michelle Vieth) - Possui as mesmas características do seu comparsa Amador. É uma jovem maldosa e fria, que pensa em acabar com Malú e conquistar o amor de João Miguel. No final da trama, Ana Júlia sequestra Malú na sua cerimônia de casamento, começa a incendiar o local do sequestro, e ela começa a sentir dores. A partir de então, Ana Júlia tem uma filha que é fruto do seu relacionamento com Amador, e entrega a Malú para cuidar dela porque ela não quer que a sua filha também seja maldosa. Pede perdão a Malú por todas as maldades e acaba morrendo asfixiada com a fumaça do incêndio.
  • Vicente (Jesús Moré) - No começo é simpático, mas no fundo é maldoso. É casado com Rosa, mas devido às suas traições, ela se separa dele e o mesmo começa a se aliar a Amador e Ana Júlia. No final da trama, Vicente é assassinado por Amador, os médicos o levaram ao hospital, pediu perdão a Rosa por todo mal que fez e acaba não resistindo aos ferimentos e morrendo minutos depois.

Repercussão[editar | editar código-fonte]

No México, a imprensa descreveu a atuação de Maite Perroni, em Cuidado con el ángel, como sem originalidade, pois tinha uma semelhança com a interpretação da cantora Thalía na Trilogía de las Marías.[4] [5] Entretanto, a atriz ganhou diversos prêmios e foi reconhecido pelo TVyNovelas como melhor atriz juvenil.[6]

No Brasil, fãs da telenovela fizeram campanhas para promover popularidade nas redes sociais, o folhetim mexicano foi repercutido pelo Twitter um dia antes da estréia, com a hashtag "#AssistaCuidadoComOAnjoSBT"[7] e durante a transmissão do primeiro capítulo, #CuidadoComOAnjo, Malu e Marichuy foram um dos assuntos mais comentados do momento.[8]

Exibição[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

A trama era exibida de segunda à sexta às 16:10, substituindo Al diablo con los guapos e antecedendo Atrévete a soñar.

Foi reprisada pelo TLNovelas entre 19 de agosto de 2013 e 30 de maio de 2014, substituindo Soñadoras e sendo substituída por Alcanzar una estrella[9] .

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Foi exibida no Brasil como inédita pelo SBT entre 1 de abril a 3 de dezembro de 2013, em 177 capítulos sucedendo a reprise da telenovela Jamais Te Esquecerei e antecedendo a também inédita mexicana Por ella soy Eva. [10] [11]

Em 2014, a telenovela passou a estar disponível por tempo limitado[12] na Netflix.[13]

Foi reprisada pela primeira vez pelo SBT de 30 de novembro de 2015 a 31 de maio de 2016 em 132 capítulos, sucedendo Pérola Negra e antecedendo a inédita Mar de Amor. A partir de 25 de janeiro de 2016 a novela passou a ser exibida com aproximadamente dois capítulos por dia. Durante sua exibição sofreu alterações de horário começando a ser exibida inicialmente ás 15h45, logo após ás 16h00 e posteriormente ás 16h30.

Audiência[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

Em sua exibição original, a trama alcançou uma média de 16.6 pontos[14] .

No Brasil[editar | editar código-fonte]

O primeiro capítulo da trama alcançou uma média de 5.3 pontos na Grande São Paulo, e garantiu a vice liderança ao SBT.[15] No segundo capítulo, alcançou 6 pontos, batendo seu primeiro recorde.

Em 10 de abril, a trama bateu recorde de audiência: 8 pontos, com picos de 10.[16]

O Antepenúltimo capítulo exibido no dia 29 de Novembro de 2013, teve uma audiência de 6.2 pontos,[17] já o penúltimo capítulo, por incrível que pareça, perdeu o público, marcando 5.3 pontos de média, registrando até audiência inferior a estreia de sua sucessora Por ella soy Eva que marcou 5.6 pontos, que foi exibida logo em seguida. [18]

O último capítulo caiu ainda mais, teve média de 4.9 pontos, bem abaixo do esperado, mas garantindo a vice-liderança, e por incrível que pareça, registrou audiência inferior ao último capítulo de sua antecessora Jamais te Esquecerei [19] e sua sucessora Por ella soy Eva [20] , ambas registraram média de 5.2 pontos no último capítulo.[21]

A trama teve média de 6.1 pontos, um sucesso para o SBT, e também quase dobrou a audiência pela fracassada antecessora Jamais te Esquecerei (3.4 pontos).

No primeiro capítulo de sua reprise, marcou 7 pontos no consolidado, ou seja, 1,7 pontos a mais que sua estreia em 2013.[22] No dia 29 de Fevereiro de 2016 a trama registra 8 pontos de audiência. No dia 2 de março a reprise mexicana bateu seu recorde e marca 8.5 pontos na grande SP. Em 27 de abril, o dramalhão registrou sua maior audiência, marcando assim 9,2 pontos. Em seu penúltimo capítulo marcou 9 pontos de média, 10 pontos de pico e 17,4% de share. Em seu último capítulo marcou 8 pontos de média, 9 pontos de pico e 15,7% de share. Sua média final é de 7 pontos, um sucesso para o SBT.

Transmissão[editar | editar código-fonte]

País Canal Inicio Final
México México Canal de las Estrellas 09 de junho de 2008 06 de março de 2009
Roménia Roménia Acasa 09 de setembro de 2008 01 de maio de 2009
Estados Unidos Estados Unidos Univision 22 de setembro de 2008 06 julho de 2009
22 de outubro de 2012 19 de julho de 2013
Sérvia Sérvia RTV Pink 16 de fevereiro de 2009 24 de novembro de 2009
Polónia Polónia TV4 01 de março de 2009 11 de março de 2010
Indonésia Indonesia Global TV 10 de março de 2009 01 de junho de 2009
Eslovénia Eslovénia POP TV 13 de março de 2009 10 de dezembro de 2009
Filipinas Filipinas ABS-CBN 06 de julho de 2009 09 de abril de 2010
Croácia Croácia HRT 1 01 de agosto de 2009 18 de março de 2010
Doma TV 17 de agosto de 2012 09 de janeiro de 2013
Argentina Argentina Canal 9 24 de agosto de 2009 16 de abril de 2010
República da Macedónia Macedónia Sitel TV 16 de janeiro de 2010 16 de agosto de 2010
Hungria Hungria TV2 05 de julho de 2010 13 de abril de 2011
Grécia Grécia Star Channel 13 de dezembro de 2010 02 de agosto de 2011
30 de janeiro de 2012 22 de junho de 2012
Letónia Letónia LNT 03 de setembro de 2012 22 de fevereiro de 2013
Brasil Brasil SBT 01 de abril de 2013 03 de dezembro de 2013
30 de novembro de 2015 31 de maio de 2016
Espanha Espanha Times 01 de abril de 2013 28 de dezembro de 2013

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

  1. Solo Tu - (La Nueva Banda)
  2. Esta Soledad - (Maite Perroni)
  3. Contigo - (Maite Perroni)
  4. Separada De Ti - (Maite Perroni)
  5. Ave Maria - (Maite Perroni)
  6. Como Duele - (Jeans)
  7. Si Tu No Vuelves - (Miguel Bosé)
  8. Lejos Estamos Mejor - (Motel)
  9. Niño - (Belanova)
  10. No Me Quiero Enamorar - (Kalimba)
  11. Un Dos Un Dos Tres - (El Simbolo)
  12. Digale - (David Bisbal)
  13. Caricia De Mi Alma - (Maya Mishalska)
  14. No basta - (Franco de Vita)

Dubladores[editar | editar código-fonte]

  • Ana Lúcia Menezes: Maite Perroni (Maria de Jesus Velarde de São Romão “Malú” / Lírio / Alessandra Robles)
  • Leonardo Rabelo: William Levy (João Miguel São Romão / Pablo Cisneros)
  • Cláudia Martins: Helena Rojo (Cecília Santos de Velarde)
  • Mauro Ramos: Ricardo Blume (Patrício Velarde)
  • Fernando Lopes: Víctor Noriega (Daniel Velarde)
  • Fernanda Crispim: Ana Patrícia Rojo (Estefânia Velarde / Estefânia Rocha)
  • Marly Ribeiro: Laura Zapata (Ofélia Montenegro)
  • Rosane Corrêa: Michelle Vieth (Ana Júlia Villaseñor)
  • Roberta Nogueira: Nailea Norvind (Viviana Mayer Montenegro de São Romão)
  • Teline Carvalho: Sherlyn (Rosa São Romão Bastos de Santos Velarde)
  • Maria Helena Pader: Beatriz Aguirre (Mariana Bastos de São Romão “Vovó Marianinha”)
  • Pamella Rodrigues: Saraí Meza (Maria Antonieta São Romão “Tininha”)
  • Angélica Borges: África Zavala (Elza Maldonado São Romão)
  • Carlos Comério: Oscar Traven (Francisco Maldonado São Romão)
  • Teresa Anquetin: Elizabeth Dupeyrón (Luiza São Romão de Maldonado)
  • Ilka Pinheiro: Evita Muñoz “Chachita” (Candelária Martínez “Candinha”)
  • Duda Espinoza: Abraham Ramos (Adriano Gonçalves)
  • Gutemberg Barros: Jorge de Silva (Eduardo Garibaldy)
  • Lhays Macêdo: Ana Isabel Corral (Beatriz de Garibaldy)
  • Guto Nejaim: Arturo Carmona (Amador Robles)
  • Ísis Koschdoski: Rocío Banquells (Isabella Rocha)
  • Maíra Goés: Maya Mishalska (Branca Silva de Contreras / Ivette Dorleaque)
  • Marco Ântonio Costa: Rene Strickler (Omar Contreras / Leopardo)
  • Rodrigo Antas: Maurício Mejía (Israel Pérez)
  • Erika Menezes: Georgina Salgado (Bruna Camacho “Bruninha”)
  • Eduardo Ribeiro: Archie Lanfranco (Gustavo Lizárraga)
  • Priscila Amorim: Maite Embil (Letícia de Lizárraga)
  • Beatriz Loureiro:Sara Montes (Balbina)
  • André Belizar: Miguel Córcega (Padre Anselmo #1)
  • Carlos Roberto: Héctor Gómez (Padre Anselmo #2)
  • Melise Maia: Renata Flores (Martírio)
  • Márcia Morelli: Marina Marín (Micaela)
  • Christiane Louise: Beatriz Monroy (Cacilda)
  • Vânia Alexandre: Rebeca Manríquez (Olga)
  • Marcos Souza: Adrián Martiñón (Piranha)
  • Anderson Coutinho: Rodrigo Mejía (Nelson)
  • Alexandre Moreno: Juan Ángel Esparza (Dr. Reinaldo)
  • Bia Barros: Katerine Kallerman (Becky)
  • Marisa Leal: Diana Golden (Mercedes)
  • Marize Motta: Amparo Garrido (Clemência)
  • Sérgio Muniz: Mauricio Aspe (Raúl Soto)
  • Daniel Müller: Jesús More (Vicente)
  • Leonardo Martins: Rafael del Villar (Tomás)
  • Leonardo Martins: Francisco Rubio (Rafael Camargo)
  • Maria da Penha: Maricarmen Vela (Mimi)
  • Gil Mesquita: Luis Caballero (Gabriel)
  • Sarito Rodrigues: Aurora Clavel (Firmina)
  • Nádia Carvalho: Delia Casanova (Riquelme)
  • Paulo Bernardo: José Carlos Ruiz (Juiz André)
  • Clécio Souto: Alejandro Ruiz (Advogado Villar)
  • Malta Júnior: Rafael Amador (Advogado do Amador)
  • Luiz Carlos Persy: Carlos Cámara Jr. (Delegado Camargo)
  • Isabela Quadros: Cecilia Gabriela (Ela Mesma)
  • Eduardo Borgerth: Beto
  • Bruno Rocha: Pedro

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio[23] Categoria Indicação Resultado
2008 TV Adicto Golden Awards Revelação Feminina Maite Perroni Venceu
Revelação Masculina William Levy Venceu
Melhor Casal Maite Perroni & William Levy Venceu
2009 Prêmio TVyNovelas Melhor Telenovela Nathalie Lartilleux Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Helena Rojo Venceu
Melhor Atriz Juvenil Maite Perroni Venceu
Melhor Tema Musical "Solo Tú", Gaby Venceu
Melhor Direção de Cena Víctor Manuel Fouilloux
Víctor Rodríguez
Indicado
Melhor Roteiro ou Adaptação Delia Fiallo Indicado
Prêmios Juventud ¡Esta Buenísimo! William Levy Venceu
Chica Que Me Quita el Sueño Maite Perroni Venceu

Notas

Referências

  1. «6 de marzo final de Cuidado con el Ángel». Tv y espectáculos. 19 de fevereiro de 2009. Consultado em 21 de abril de 2015. 
  2. «Maite Perroni en Cuidado con el ángel». De Telenovelas. 5 de abril de 2008. Consultado em 6 de agosto de 2015. 
  3. «Michelle Vieth interpretará a 'Ana Julia' en la telenovela 'Cuidado con el ángel'». Esmas. 28 de outubro de 2008. Consultado em 6 de agosto de 2015. 
  4. «Maite Perroni protagoniza a una heroína televisiva». El Financeiro. Consultado em 12 de abril de 2013. 
  5. «Maite de RBD se estrena como estrella de telenovela». Tevecol. Consultado em 12 de abril de 2013. 
  6. «Consideran a Maite Perroni reina de las telenovelas». Informador. 16 de junho de 2009. Consultado em 12 de abril de 2013. 
  7. «Fãs de "Cuidado com o Anjo" fazem campanha para promover novela nas redes sociais». Na Telinha. UOL. 1 de abril de 2013. Consultado em 1 de abril de 2013. 
  8. «Entenda os termos que se destacaram na rede social. Veja as listas de assuntos no Mundo, Brasil e nas capitais de SP e RJ». Globo. G1. 1 de abril de 2013. Consultado em 1 de abril de 2013. 
  9. «ESTRENOS CANAL TLNOVELAS: CUANDO LLEGA EL AMOR Y CUIDADO CON EL ÁNGEL». Mas Telenovelas. 21 de junho de 2013. Consultado em 5 de março de 2016. 
  10. «SBT prepara estreia da novela mexicana "Cuidado com o Anjo"». Na Telinha. 8 de março de 2013. Consultado em 6 de agosto de 2015. 
  11. «SBT define data de estreia e horário da novela "Cuidado com o Anjo"». Na Telinha. 14 de março de 2013. Consultado em 6 de agosto de 2015. 
  12. «Saiba o que está prestes a expirar do catálogo do Netflix». Uol Entretenimento. 29 de dezembro de 2013. Consultado em 27 de outubro de 2015. 
  13. «SBT anuncia reprise da novela “Cuidado com o Anjo”». TV Foco. 4 de novembro de 2015. Consultado em 4 de novembro de 2015. 
  14. «Ratings Promedio Telenovelas (1998-2015)». Network 54. 20 de dezembro de 2015. Consultado em 5 de março de 2016. 
  15. «Estreia de "Cuidado com o Anjo" garante vice-liderança ao SBT». O Planeta TV. 1 de abril de 2013. Consultado em 2 de abril de 2013. 
  16. «"Cuidado com o Anjo" e "A Usurpadora" batem recorde e disparam na vice-liderança». Boa Informação. 10 de abril de 2013. Consultado em 12 de abril de 2013. 
  17. «Ibope: Confira os consolidados de sexta-feira, dia 29/11/13». Telemaníacos. Consultado em 2015-11-17. 
  18. «Ibope: Aqui os consolidados desta segunda-feira, dia 02/12/13». Telemaníacos. Consultado em 2015-11-17. 
  19. «Ibope: Aqui os consolidados desta segunda-feira, dia 01/04/13». Telemaníacos. Consultado em 2015-11-17. 
  20. «Ibope: Veja os consolidados de sexta-feira, dia 30/05/14». Telemaníacos. Consultado em 2015-11-17. 
  21. «Audiência do ultimo capítulo de "Cuidado com o Anjo" decepciona». O Planeta TV. 4 de dezembro de 2013. Consultado em 8 de outubro de 2015. 
  22. http://oplanetatv.clickgratis.com.br/noticias/audiencia-da-tv/confira-as-audiencias-consolidadas-de-segunda-feira-30-de-novembro.html
  23. «Cuidado con el ángel es un éxito en Estados Unidos» (em espanhol). ESMAS. Consultado em 22 de dezembro de 2009. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]