Cumbernauld

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cumbernauld
  Cidade  
Vista de Cumbernauld a partir de sudoeste
Vista de Cumbernauld a partir de sudoeste
Cumbernauld está localizado em: Escócia
Cumbernauld
Coordenadas 55° 56' N 3° 59' O
País Escócia
População (2011)
 - Total 52 270

Cumbernauld /ˌkʌmbərˈnɔːld/; em escocês: Cummernaud[1] /ˌkʌmərˈnɔːd/;[2] em gaélico escocês: Comar nan Allt[3]) é uma cidade de North Lanarkshire, na Escócia. É a 9.ª mais populosa da Escócia, apesar de ter sido designada como Nova Cidade apenas em 9 de Dezembro de 1955.

Cumbernauld está localizada no centro do Central Belt da Escócia. Geograficamente, está orientada para leste e oeste, e localizada no watershed escocês entre o Forth e o Clyde; no entanto, culturalmente, está mais próxima de Glasgow, e os planeadores da Nova Cidade de Cumbernauld pensaram em preencher 80% da suas casas a partir da maior cidade da Escócia para reduzir a pressão habitacional.[4]

Antes de ser uma Nova Cidade, Cumbernauld foi influenciada pelos romanos. Actualmente, este facto é mais evidente em partes da cidade a norte da M80 onde os romanos construíram aquela que viria a ser designada por Auld Cley Road. Esta agora é assinado no Parque Comunitário de Cumbernauld sob a Torre de Água de Carrickstone Torre de Água, ao lado daquele que é o único altar romano visível da Escócia. Durante muitos anos, Cumbernauld foi sendo habitada em torno do que é agora chamado de Aldeia de Cumbernauld com o castelo medieval a uma curta distância, rodeado pelos seus próprios terrenos. O castelo foi recebeu frequentemente elementos da realeza, e os terrenos em redor eram famosos pelo seu gado branco que era caçado na floresta de carvalhos.

A cidade começou a expandir-se pois a sua indústria de tecelagem era complementada pela indústria mineira e exploração de pedreiras, e porque viajar pela Escócia tornou-se mais fácil devido ao canal Forth e Clyde e aos caminhos-de-ferro que estavam a ser construídos. A Estação Ferroviária de Cumbernauld, embora a certa distância da aldeia, melhorou as comunicações com a Glasgow, Falkirk e Stirling. A Cidade Nova passou por uma rápida expansão e construção durante cerca de quarenta anos, até se estabelecer como a maior cidade em North Lanarkshire. De acordo com o censo de 2011, a população de Cumbernauld era de cerca de 52 270. A economia de Cumbernauld é composta por uma mistura de algumas indústrias, como parques industriais, bem como as indústrias de serviços no centro da cidade e em locais próximos da M80.

Referências

  1. http://theses.gla.ac.uk/5270/1/2014DrummondPhD.pdf#233 Peter Drummond PhD 2004 pg 233
  2. «Scots Culture - Names in Scots - Places in Scotland - Scots Language Centre». Scotslanguage.com. Consultado em 30 de outubro de 2011. 
  3. «Ainmean-Àite na h-Alba - Gaelic Place-Names of Scotland - Database». Gaelicplacenames.org. Consultado em 30 de outubro de 2011. 
  4. Osborn, Frederic James; Whittick, Arnold (1963). The New towns - The Answer to Megalopolis. London: McGraw-Hill. pp. 312–321. Consultado em 25 Outubro de 2017. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cumbernauld
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Escócia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.