Curdistão (província)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura a região mais ampla entre Turquia, Irã, Iraque e Síria, veja Curdistão.
Mapa do Irã com a localização da província do Curdistão.

O Curdistão (استان کردستان ou Ostan-e Kordestān em persa; Parêzgey Kurdistan em curdo) é uma das trinta províncias do Irã. Com uma área de 28.817 km², a província localiza-se no oeste do país.

Limita-se com o Iraque a oeste e com as províncias iranianas do Azerbaijão Ocidental ao norte[1], Zanjan a nordeste, de Hamadã a sudeste e Kermanshah ao sul. Sua capital é a cidade de Sanandaj (ou Sinne, em curdo). Outras grandes cidades são Marivan, Baneh, Qorveh, Bijar, Kamyaran e Diwandarreh.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A província iraniana do Curdistão não deve ser confundida com a região geográfica mais ampla do Curdistão iraniano (esta, por sua vez, parte de uma área geográfico-cultural ainda maior, também chamada Curdistão, e que abrange territórios na Turquia, Iraque e Síria, além do Irã).

A província situa-se numa área montanhosa cujos pontos culminantes são os montes Charkhaln (3.330 m), Chehelcheshmeh (3.173 m) e Hossein Bak (3,091 m). Sua população é de 1.346.383 habitantes (dados de 1996). Os curdos formam o seu maior grupo étnico.

Referências

  1. Kordestān (em inglês) Encyclopedia Britannica. Pesquisa em 09/09/16