Currywurst

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Currywurst
Currywurst com batatas

Currywurst é um prato de fast-food alemão. Ele consiste basicamente em salsicha de porco cortada e temperada com ketchup ao curry. O currywurst surgiu após a Segunda Guerra Mundial, em 1949, quando Herta Heuwer temperou salsicha de porco grelhada com ketchup e pó de curry, tendo obtido este último com soldados ingleses [1][2]. Em um cenário de destruição e privação resultante da guerra, ela iniciou a venda dessa barata "comida de rua", que com o tempo ganhou o paladar alemão [3]. Tradicionalmente, o currywurst pode ser servido com batatas fritas ou com pão (até certo ponto parecido com o pão francês consumido no Brasil). A combinação da salsicha com o curry e o ketchup é muito popular na Alemanha, sendo esse um alimento de rua e também uma refeição caseira. O prato é servido normalmente em um recipiente de papel, poliestireno ou plástico, sendo consumido com um pequeno garfo de madeira ou de plástico.

Referências

  1. Slackman, Michael (2011-01-26). «National Dish Comes Wrapped in Foreign Flavoring». The New York Times [S.l.: s.n.] 
  2. Paterson, Tony (2009-08-15). «Spicy sausage that is worthy of a shrine in Berlin» (London: The Independent). Consultado em 2010-04-30. 
  3. Boyes, Roger (2009-08-15). «Berlin dedicates museum to street-corner snack of wurst cuisine» (London: Times Online). Consultado em 2010-04-30. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Currywurst