Cynipidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaVespas-das-galhas
Neuroterus albipes, em galhas de Quercus robur

Neuroterus albipes, em galhas de Quercus robur
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Subordem: Apocrita
Superfamília: Cynipoidea
Família: Cynipidae

Cynipidae é uma família de insectos himenópteros da subordem Apocrita, superfamília Cynipoidea, vulgarmente conhecida por vespas-das-galhas.[1] O seu nome comum advém das galhas que induzem nas plantas com vista a completarem o desenvolvimento larvar.

Existem cerca de 1300 espécies nesta família, normalmente de pequenas dimensões (1 a 8 mm), com 360 espécies em 36 diferentes géneros na Europa e cerca de 800 espécies na América do Norte.

Características[editar | editar código-fonte]

Como todos os membros da subordem Apocrita, as vespas-das-galhas possuem uma forma de corpo distintiva, denominada cintura de vespa. O primeiro tergo abdominal, o propódeo, está conjugado com o tórax, enquanto o segundo segmento abdominal forma uma espécie de haste, o pecíolo.

O pecíolo conecta-se ao gáster, que é o abdómen funcional nas vespas apócritas, começando com o terceiro segmento abdominal propriamente dito. Juntos, o pecíolo e o gáster formam o metassoma, enquanto o tórax e o propódeo constituem o mesossoma.

As antenas são direitas e consistem de 12 a 16 segmentos. Em algumas variedades, o dorso do mesossoma possui bandas longitudinais. As asas têm uma estrutura típica simples. O ovipositor da fêmea muitas vezes projecta-se da ponta do metassoma.

Referências